domingo, 19 de agosto de 2012

Sobre a ideia fixa com José Dirceu

Por Luís Nassif

Faz parte do aprendizado. Mas ainda por bom tempo veremos reportagens sem muito discernimento escandalizando atos normais, pelo fato do repórter ter obtido informações exclusivas - ainda que irrelevantes - em bancos de dados pouco acessados.

Vai ser assim com a Lei de Transparência, como foi com o Siafi (o sistema de informações financeiras do setor público).

Jovens repórteres investigativos entravam no Siafi, colocavam o nome da vítima e apontavam como escândalo qualquer pagamento efetuado através de um sistema legal e público de pagamento. Por ter promovico um jantar com Lula e jornalistas em sua casa, no início de 2003, a jornalista Tereza Cruvinel foi "denunciada" por ter recebido R$ 12 mil da Câmara para escrever a biografia de uma ex-deputada, falecida. Provavelmente só com a equipe de pesquisa ela deve ter gasto mais do que isso. Mas o pagamento estava... no Siafi e foi identificado graças à iniciativa do atilado repórter.

O Estadão repete o mesmo modelo no tratamento dado aos tais documentos da Casa Civil, obtidos através da Lei de Transparência. Os documentos comprovam que Dirceu era incumbido de fazer a articulação política, encaminhando os pedidos dos parlamentares. A rigor, nenhuma novidade.

Depois, afirma que Dirceu utilizava informações para queimar membros de grupos contrários, no PT. O membro do grupo contrário era, segundo a reportagem, Graça Foster - funcionária de carreira da Petrobras. Havia rumores envolvendo o marido. Dirceu encaminhou os dados para a Ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, de quem Graça sempre foi pessoa de absoluta confiança. Se quisesse queimar, encaminharia para a revista Veja. Ou não? E, para que tais dados são encaminhados? Para procedimentos muito simples: se houver irregularidade, tomar medidas; se não houver, juntar argumentos para rebater eventuais tentativas de escandalização.

Conforme retranca do próprio Estadão, no pé da matéria, o próprio MInistério Püblico Federal não identificou nenhum sinal de irregularidade.

Os dados obtidos poderiam ser bom material para expor o dia-a-dia desse modelo político torto brasileiro. Especialmente se enriquecido com documentos similares do governo FHC. A ideia fixa em relação a Dirceu mantem em suspenso qualquer esperança de melhoria no padrão atual de cobertura jornalística.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...