terça-feira, 15 de julho de 2008

Regência Verbal I

Prof. Diógenes Afonso


Lembram de Ricardo Sérgio de Oliveira, diretor da área internacional do Banco do Brasil no governo FHC e arrecadador de recursos para campanhas do PSDB? Ele saiu do banco depois de ter admitido em conversa grampeada pela Polícia Federal que agora agira no "limite da irresponsabilidade" durante o processo de privatização do sistema de telefonia do País. (Jornal do Commercio, 14.07.2008)


O trecho acima, assinado pelo jornalista Ricardo Noblat, apresenta um desvio quanto ao uso da chamada norma culta ou obedece ao que ela define como correto? Vejamos algumas possibilidades redacionais e a análise que se deve fazer do segmento em destaque:


(1) Lembram Ricardo Sérgio de Oliveira...?

(2) Lembram-se de Ricardo Sérgio de Oliveira...?

(3) Lembram de Ricardo Sérgio de Oliveira...?


O verbo LEMBRAR (no sentido de "trazer na memória" ou "ter na memória") é transitivo direto e exige um complemento chamado objeto direto (de regra, este tipo de complemento não é introduzido por preposição). Ocorre que o verbo, em questão, também pode ser usado como LEMBRAR-SE (pronominal) e, neste caso, passa a ser transitivo indireto, exigindo um complemento chamado objeto indireto (o complemento, agora, deve ser introduzido pela preposição DE). Assim é que se analisam os itens anteriormente propostos:


(1) Construção em conformidade com a norma culta: Lembram (vtd) Ricardo Sérgio de Oliveira (objeto direto não introduzido por preposição)...

(2) Construção em conformidade com a norma culta: Lembram-se (vti) de Ricardo Sérgio de Oliveira (objeto indireto introduzido pela preposição DE)...

(3) Construção em desacordo com o que define a norma culta: Lembram (vtd) de Ricardo Sérgio de Oliveira (objeto indireto introduzido pela preposição DE)...

Ricardo Noblat, ao redigir o seu texto, não observou o que determina a norma culta quanto à regência do verbo LEMBRAR. Poderia, conforme se viu, ter feito uso da construção (1) ou (2). A construção (3), utilizada por ele, afigura-se como inadequada à luz do que propõe a variante padrão culta.

Possibilidades de redação do segmento analisado:

Lembram Ricardo Sérgio de Oliveira, diretor da área internacional do Banco do Brasil no governo FHC e arrecadador de recursos para campanhas do PSDB?

Lembram-se de Ricardo Sérgio de Oliveira, diretor da área internacional do Banco do Brasil no governo FHC e arrecadador de recursos para campanhas do PSDB?


Para saber mais sobre o jornalista Ricardo Noblat, clique AQUI.

3 comentários:

Ingrid Silva disse...

Isto me lembra: "Chamada oral"...
rsrs..
Legal o blog.. ;D
xero

Prof. DiAfonso disse...

kkkkkkkkkkkkk Agora os participantes das "chamadas orais" são alguns jornalistas... rsrss

beijão.

Dudinha Härlє disse...

Legal!!! =D
Saudades das aulas!!!
Isto me lembra: "Chamada oral"... [2]
hehehe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...