segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A "correção" gramatical nos textos publicados no Terra Brasilis

Às "cumadis", aos "cumpadis" e aos leitores em geral:

O Blog Terra Brasilis surgiu da necessidade de o autor integrar a Blogosfera, publicando textos próprios e reblogando outros [verbais, não verbais e mistos]. Aliado a isso, havia também o desejo de socializar o espaço, desde que atendida a linha editorial previamente traçada e estabelecida. Este é o motivo pelo qual se abriu uma seção de coeditoria [Meus fraternais agradecimentos aos que fazem o Terra Brasilis: coeditoras Hilda Suzana, Jussara Seixas; coeditores Daniel Pearl, Gilvan Freitas, Giovani de Morais, LEN, Saroba. Sônia Amorim e ZCarlos]. 

Como era de se esperar, a diversidade de textos e a forma como foram redigidos em sua gênese revelaram e revelam, algumas vezes, uma não uniformidade quanto ao uso do que se convencionou denominar "língua culta padrão", derivando, daí, desvios de algumas normas preconizadas por essa variação linguística de prestígio no seio social. Assim é que, por exemplo, notam-se a troca de "mas" por "mais", a não observância no uso da vírgula e de outros sinais de pontuação, a quebra do mecanismo de concordância verbo-nominal.

Ocorre que o editor-geral [graduado em Língua Portuguesa e especialista em linguagem] faz, a partir de uma comunhão com aquilo que os recentes estudos linguísticos apresentam, a defesa da imperativa importância de se levar em consideração as variantes linguísticas existentes no meio social em que os falantes ou a comunidade linguística exercitam suas diversas formas de comunicação e expressão. O respeito a essas variações é que define, muitas vezes, a publicação de textos com os "equivocos gramaticais" ou "desvios de norma". Um outro aspecto a ser relevado diz respeito às condições de produção de texto num ambiente virtual quase que indomavelmente veloz e à dificuldade de revisão, em tempo hábil, de tais produções escritas.

Desse modo, peço a compreensão dos leitores para esses fatos e deixo dito que, sempre que o comprometimento de sentido no uso de determinados segmentos textuais se fizer presente, a revisão será realizada.

Ressalve-se a posição da editoria-geral em não priorizar essa discussão, mas tornar o Terra Brasilis um ambiente possível para se discutir mídia, arte [e suas mais variadas manifestações], política e "indicetra e tá", em conformidade com a descrição anunciada no cabeçalho do Blog.

Para uma discussão mais específica sobre língua e literatura, acesse o Terra Brasilis Educacional, clicando AQUI

Atenciosamente,

Prof. DiAfonso [editor-geral do Terra Brasilis]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...