sábado, 31 de janeiro de 2009

Nova Ortografia - Hiato OO(s) nas Paroxítonas

Prof. Diógenes Afonso



A editoria de Turismo do Jornal do Commercio (22/01/2009) publicou matéria com o título "NOVOS VOOS COLOCAM PERNAMBUCO NA ROTA DO TURISTA ESTRANGEIRO". Há de se perguntar se o jornalista teria voado ao grafar a palavra em destaque sem o acento circunflexo no primeiro O, conforme prescrevem as normas de acentuação das paroxítonas com o hiato OO(s)".

O projeto do Novo Acordo Ortográfico, oficialmente chamado de Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, determina na Base IX (8º) que o acento circunflexo deve ser abolido, extinto das paroxítonas como abençoo (flexão do verbo abençoar), povoo (flexão do verbo povoar), magoo (flexão do verbo magoar), enjoo (substantivo e flexão do verbo enjoar), voo (substantivo e flexão do verbo voar) etc.

Portanto, a editoria de Turismo voou alto e em sintonia com as novas normas ao subscrever a veiculação do título da matéria.

Atenção! Até 2012 é permitido usar a grafia estabelecida pela norma anterior ao atual Acordo Ortográfico: abençôo, povôo, magôo, enjôo e vôo.

Conheça, em slides, as bases do Novo Acordo Ortográfico, bem como as principais alterações e países. Acesse AQUI

6 comentários:

' maiii disse...

muito bom :D
o senhor devia postar mais mudanças depois, pra gente ir se atualizando.
beijo professor. :****

Eurico de Andrade disse...

Muito bem, mestre! Gostei da dica. É bom todo mundo que sabe do assunto ir batendo até que a gente aprenda, né? Continue! Serve pra mim e pra muita gente.

Enf. PaTríCia disse...

Tudo bem que facilita a vida dos acordos internacionais da lingua portuguesa... mas e agora? eu n sei mais escrever... kkkkkkkkkk

Enf. PaTríCia disse...

Tudo bem que facilita a vida dos acordos internacionais da lingua portuguesa... mas e agora? eu n sei mais escrever... kkkkkkkkkk
Vou ter que fazer seu curso novamente... agora pra concurso. kkkkk Sabe pq? pq ele é o mestre...Beijos Paty..

Anonymous disse...

Quem não deve ter gostado do acordo são os formandos dos curso de letras... =(

Anonymous disse...

Parabéns pelo BLOG! muito esclarecedor mesmo; continue sempre assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...