domingo, 10 de maio de 2009

Prestem Atenção e Reflitam...




* Por Eduardo Guimarães

Lula e o PT podem conseguir a façanha de não elegerem sua candidata a presidente da República no ano que vem porque poderão hesitar em usar o vasto arsenal eleitoral de que dispõem, capaz de provar que o PSDB no poder significará o fim da distribuição de renda e das políticas públicas todas que têm tornado o Brasil cada vez mais igualitário enquanto cresce e ganha importância no mundo.

Não pretendo ensinar profissionais a fazerem política, mas tenho dúvidas de que o PT seja profissional como um PSDB ou um PFL. Esses, sim, são batutas na arte da política. Usam as armas que têm e as que não têm, enquanto o PT e Lula ficam pensando se devem ou não usar qualquer arma mais pesada.

Em 2006, quando a eleição presidencial foi para o segundo turno por conta da montanha de dinheiro dos aloprados que a Globo pôs no ar durante o Jornal Nacional (e deixando de lado o desastre com o avião da Gol), o PT deixou de usar uma propaganda que acusava o golpismo da imprensa desde a época de Getúlio Vargas, passando por Juscelino Kubitscheck e por Jango Goulart.

Por que? Ora, porque Lula, desde a primeira pesquisa no segundo-turno, mostrou que daria uma surra em Geraldo Alckmin.

Era o caso de o PT aproveitar a situação de alto apoio de que desfrutava para esfacelar o PIG e vinculá-lo ao PSDB e ao PFL, mas preferiu se contentar com a reeleição de Lula. Dessa maneira, deixou vivo o golpismo oposicionista-midiático, que se tornou ainda mais forte no segundo mandato.

Agora, vejo gente preocupada com o que não passa de recall (lembrança, pelo eleitorado, de um político famoso) de que desfruta o governador José Serra, o inequívoco candidato da direita à sucessão de Lula, e com a possibilidade do presidente de transferir votos à sua candidata.

Vejam bem, meus amigos: José Serra milita na política há mais de quarenta anos. Vem se candidatando a cargos majoritários desde a redemocratização. Disputou o cargo de prefeito de São Paulo com Maluf e Erundina em 1985 e depois não parou mais. Foi candidato a presidente, a governador, a prefeito, a senador e a deputado federal, além de ter sido ministro da Saúde.

Serra é um dos políticos brasileiros mais conhecidos. Colocá-lo em disputa em pesquisas com os candidatos com os quais tem sido colocado só poderia lhe dar uma enorme vantagem. É uma trapaça a mídia dar importância a essas pesquisas agora, fora do ambiente eleitoral que se estabelecerá a partir do segundo semestre do ano que vem.

Muitos estão preocupados ou esperançosos com as eleições de seus candidatos a presidente por conta de uma dúvida absolutamente descabida quanto à capacidade que Lula terá de transferir seus votos para uma candidata absolutamente desconhecida do eleitorado.

Os oposicionistas mais ousados (na mídia e nos partidos) dizem que o presidente não teria conseguido transferir votos nas eleições municipais do ano passado e que isso demonstraria que o mesmo pode acontecer na eleição presidencial.

Lula não conseguiu transferir votos no ano passado?! Como assim?! Gente, o PT foi o segundo partido que mais cresceu no ano passado, depois do PMDB, enquanto o PFL diminuiu e o PSDB ficou estagnado. O PPS, terceiro tentáculo desse Frankenstein oposicionista formado pela ultra-direita e por pseudo “sociais-democratas” e por “comunistas”, praticamente desapareceu.

Tentam confundir as pessoas com o mau resultado do PT em algumas capitais importantes como São Paulo, cidade que já elegeu Maluf, Quércia etc. São Paulo, que só elegeu Marta Suplicy e Luiza Erundina quando a direita quebrou bem quebrada a cidade, mas que tem fetiche por reacionários.

No ano passado, Lula transferiu votos como nunca. O problema é que na última eleição todo mundo era “candidato de Lula”. Até Kassab se apresentou como “parceiro” do presidente. O PMDB, aliás, como aliado de Lula, faturou sua proximidade com ele até mais do que o próprio PT.

Por que vocês acham que a mídia está descendo a lenha em Dilma e em Lula desse jeito? Se essa história absurda que até o presidente do Ibope andou espalhando de que Serra já estaria eleito tivesse o mínimo de nexo, vocês acham que eles fariam uma campanha dessas contra o presidente e sua candidata? Até falsificação de documentos fizeram contra Dilma, gente, e publicaram na capa do maior jornal do país!

E a conjuntura econômica só favorece a candidatura petista a presidente. O Brasil está criando empregos e crescendo enquanto o mundo afunda. Todas as más notícias que vocês têm lido referem-se ao passado. Eles estão aproveitando maus indicadores econômicos enquanto podem, porque logo terão que parar de divulgá-los, pois mostrarão recuperação do Brasil.

Eleger Dilma será um passeio, desde que o PT e Lula tenham coragem de enfrentar a briga. Terão que dizer claramente – e provar com facilidade, pois os reacionários escreveram as provas em jornais, na internet e as gravaram em vídeos – que o PSDB, o PFL e a mídia são contra o Bolsa Família, as cotas nas universidades, o Prouni, o aumento do salário mínimo etc.

Como já disse, bastará o PT usar o que a mídia, o PSDB e o PFL – e Serra – disseram nestes anos todos. Semana passada, se não me engano, Serra publicou um artigo em seu panfleto, a Folha de São Paulo, descendo a lenha nas cotas para negros nas universidades. Não passou semana, nos últimos anos, sem que ele ou FHC dissessem que o Bolsa Família era “esmola”.

Tudo o que tivemos que aturar a direita esfregar em nossos rostos através da mídia nos últimos seis anos e pouco, deveria integrar a campanha petista de 2010. Mas, para isso, seria preciso enfrentar a mídia, partir para o debate político franco, aberto e destemido. Lula e o PT, porém, têm demonstrado medo de travar esse debate.

Enquanto Lula era o candidato, era fácil. Ele foi blindado pela própria direita midiática durante 20 anos, durante os quais o demonizaram diariamente na esperança de impedi-lo de chegar um dia aonde chegou. Em 2002, com o país destruído por FHC e pela mídia (a qual continuava a exaltar o tucano como “estadista” e protegê-lo nos escândalos em que se metia), ninguém deu bola aos ataques que fizeram a Lula.

Agora, porém, a situação é outra. Lula transferir seus votos não é a mesma coisa que pedi-los para si. É óbvio que, apesar de ser factível, não é a mesma coisa. E a máquina propagandística que está sendo montada para eleger Serra será a maior já vista. Ele terá todas as tevês, as grandes rádios, os grandes jornais e os grandes portais de internet a seu favor.

Se Lula e o PT quiserem disputar a eleição presidencial de 2010 com luvas de pelica, correrão o risco de perder uma eleição ganha. A coalizão governista terá que pôr a faca entre os dentes e ir para a guerra. E é disso que tenho medo. O presidente e seu partido parecem ter perdido a “ferocidade” necessária para tanto – ou será que essa “ferocidade” está apenas adormecida?



Fonte: http://edu.guim.blog.uol.com.br/



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...