terça-feira, 28 de julho de 2009

Michel Temer é "vesica piscis" na geometria do poder



Se os "aliados [de LULA] procuram minimizar" as frequentes viagens do Presidente brasileiro, o articulista Feichas Martins também minimizou o fato de que as tais viagem são oficiais (não são turísticas) e pretendem não só tornar sólida a política internacional, mas também reforçar as relações bilaterais que, certamente, têm gerado benefícios econômicos ao país (isso é um fato irrefutável) e estabelecendo, como marco, o importante papel do Brasil no cenário mundial.

Quanto ao Michel Temer, não sei (ou sei?!) se ele torce para ser empossado como presidente por quaisquer razões.


______________________________________________________________________

Michel Temer é "vesica piscis" na geometria do poder
Feichas Martins [*]


BRASÍLIA [ABN NEWS] - O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer, 69 anos, paulista de Tietê, constitucionalista e presidente do PMDB, pode ser considerado, no momento, a pedra angular da estabilidade político-institucional do Brasil, diante da precariedade da cadeia sucessória.

Em termos de geometria, a cadeia sucessória é um pentágono e o Presidente da Câmara o terceiro lado - o lado central - ou seja, coincidentemente, o terceiro na sucessão, segundo a Constituição Federal.

Michel Temer seria então, no pentágono, uma espécie de vesica piscis, nome em latim literalmente traduzível como "bexiga de peixe" - a forma que é a intersecção de dois círculos com o mesmo raio, em que o centro de cada circunferência está sobre a outra. O primeiro círculo é composto pelos três poderes e a cadeia sucessória (Legislativo, Executivo e Judiciário) e o segundo pelo Processo Legislativo.

No equilíbrio entre os três poderes, prevalece o triângulo, influente na tradição política, por intermédio da crença triádica, desde as Antiguidades Grega, Romana e Oriental, mas essa influência atingiu seu apogeu no século XIX, com a tripartição dos poderes sintetizada por Montesquieu e o Constitucionalismo iluminista como forma de contenção da tendência absolutista de todo governante.

Conjugando política com geometria, o Processo Legislativo (a produção de leis) é o ponto de interseção das três medianas, o baricentro ou centro de gravidade do triângulo, o que faz com que o triângulo seja a única figura que não se deforma e não se desequilibra. Eis porque o Processo Legislativo é o grande equilibrador político-institucional.

Analisando os cinco lados do pentágono: O Presidente Lula (64 anos), primeiro lado, viaja muito e se descola da política interna, fato verdadeiro que seus aliados procuram minimizar. Não fosse verdadeiro, poderíamos inferir que, comparados, biograficamente, o Presidentes Lula, sempre viajando ao exterior, e os ex-presidentes Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Braz, Delfim Moreira, Epitácio Pessoa, Arthur Bernardes, Washington Luiz, Getúlio Vargas e Eurico Dutra, que nunca realizaram visitas presidenciais ao exterior (Vargas esteve rapidamente no Uruguai e Argentina, mas como ditador, no Estado Novo), seriam governantes parecidos, pois todos dirigiram o Brasil, mas na verdade são bem diferentes.

O vice-presidente José Alencar, 68 anos, segundo lado e segundo na cadeia sucessória, luta bravamente em várias cirurgias contra o câncer que o consome; o presidente do Senado Federal, José Sarney (79 anos), quarto lado, picado de todos os lados pelos "marimbondos de fogo" que cultivou, não apenas como literato, mas ao longo de seis décadas de vida pública, prova de mais uma taça amarga, nesse seu inferno zodiacal, acompanhando sua inseparável esposa Marly vitimada por acidente que lhe causou fraturas no ombro e na coluna vertebral e submetida a dolorosa cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Esse acidente aumenta o drama familiar de Sarney, cuja filha Roseana, governadora do Maranhão, luta há anos contra aneurisma cerebral.

O quinto lado do pentágono é o presidente do Supremo Tribunal Federal, atualmente o ministro Gilmar Mendes, 54 anos, jurista de forte inclinação germanófila e de gestão polêmica, ligado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.


[*] Feichas Martins, articulita colaborador da ABN NEWS, é Palestrante, Jornalista, Mestre em Ciência Política pela UnB, Professor Universitário, Especialista em Planejamento Político-Estratégico e Consultor Político-Eleitoral, membro do Comitê de Ética e Liberdade de Expressão da Associação Brasiliense de Imprensa [ ABI-DF ] e da Federação Nacional da Imprensa [ Fenai ]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...