sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ATMO (Amigos do Transplante de Medula Óssea) é homenageada na ALEPE





ASSEMBLEIA REGISTRA ANIVERSÁRIO DE ENTIDADE
QUE ESTIMULA A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA


Os quatro anos da Atmo - Amigos do Transplante de Medula Óssea foram lembrados, nesta quinta (dez de setembro), na Assembleia. A iniciativa partiu da deputada Nadegi Queiroz, do PMN. A entidade é dedicada ao acompanhamento de pacientes submetidos ou à espera de transplante de medula óssea e à obtenção de novos doadores.


Ao longo de todo o dia, a Atmo manteve uma equipe na Assembleia para cadastrar servidores interessados em se tornar voluntários, e conseguiu registrar mais de duzentas pessoas.

Em Pernambuco, houve uma diminuição nesse procedimento porque o Centro de Transplante do Hemope, mesmo sendo o único hospital público do Norte/Nordeste, só realizou duas intervenções nos últimos dois anos. O Estado ainda conta com o Hospital Português para esse procedimento, e outras unidades hospitalares estão se preparando para realizar transplantes. Atualmente, a população dispõe de apenas nove leitos, enquanto a demanda em Pernambuco gira em torno de vinte e um.

No Brasil, em dois mil e oito, foram realizados cento e trinta e três transplantes, por meio do Registro Brasileiro de Receptores de Medula Óssea. A Atmo contabiliza o aumento de doadores e de transplantes ano após ano. A elevação no número de doadores deve-se precisamente à parceria da entidade com a Central de Transplantes. Desde sua criação, a Atmo encaminhou o registro de cerca de trinta mil voluntários pernambucanos para o cadastro nacional. Mesmo assim, Pernambuco participa com apenas três por cento do total de cadastrados do país.

A deputada Jacilda Urquisa, do PMDB, abriu a reunião destacando que a Casa reconhece a importância da Atmo num campo tão especializado da medicina, e parabenizou os diretores e o quadro de sócios e voluntários que trabalham por uma causa tão nobre. Ceça Ribeiro, do PSB, afirmou que não conhecia a Atmo, mas já se tornou amiga da entidade. A deputada ressaltou que, realizando um trabalho silencioso, a entidade vem sendo bem sucedida.

A deputada Nadegi destacou as parcerias feitas pela Atmo para captar o máximo de doadores, inclusive com deslocamentos para o Interior do Estado. Segundo a parlamentar, o trabalho da entidade é fundamental para conseguir mais doações, e a Casa vai se tornar parceira nesse processo.// De acordo com a presidente da entidade, Betânia Leal, a Atmo não busca realizar o trabalho dos órgãos oficiais, mas sim unir esforços visando agilizar os transplantes. Para Betânia, as parcerias realizadas pela Atmo com diversas instituições têm contribuído para o aumento do número de voluntários.// (V.B.)

Publicada em 10/09/2009 (ALEPE)

______________________________
Na condição de convidado pelos alunos José Lucas e Vinícius Freitas - voluntários da ATMO -, estive na Assembleia Legislativa de Pernambuco e pude perceber a importância desta cruzada em favor da vida e as dificuldades em captar doadores, sobretudo, em nossa região.

Como bem expusera em seu pronunciamento a autora da iniciativa, deputada Nadegi Queiroz (PMN-PE), e, por outro lado, a deputada Ceça Ribeiro (PSB-PE), é preciso FIRMAR UM PACTO PELA VIDA DO OUTRO. E essa será uma das tarefas do TERRA BRASILIS.

Convoco os demais amigos blogueiros a abraçarem esta causa, divulgando o trabalho da ATMO e convidando familiares e amigos a fazerem parte desta jornada pela qualidade de vida de quem necessita de um transplante de medula óssea.


DOAR MEDULA ÓSSEA NÃO DÓI!
O TERRA BRASILIS está com todos vocês, cumpadis e cumadis, que precisam de nossa colaboração!





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...