DIRETOR DA SENSUS ABANDONA A ESTATÍSTICA E OS FATOS E LIGA O "ACHÔMETRO", BESTEIRANDO AOS QUATRO VENTOS!
Pesquisa da CNT/Sensus mostra que a aprovação do Governo Lula e do Presidente Lula cairam, ambas, em torno de 4,5%.
Ricardo Guedes (que deve entender de estatística, espero), como diretor do Instituto de Pesquisa Sensus, deveria se ater aos números e informar, inclusive, que essa oscilação está dentro da margem de erro que é de 3%, não permitindo falar em queda ou subida, de forma taxativa, como apresentado pela matéria.
Mas Ricardo Guedes (foto), assim como o Montenegro do Ibope, outro militante da Campanha Serra 2010, não pode ver microfones e câmeras de TV, sem dar vazão ao seu impulso de falar besteira.
Como diz a matéria do Folha Online, Ricardo ligou o "achômetro" e mandou:
"Acredito que a queda é uma conjunção de três fatores, especialmente a postura política de comunicação do presidente Lula, com o discurso de linguagem de comunicação distante da população.
Também há o efeito Lina Vieira [ex-secretária da Receita] e Dilma Rousseff [ministra da Casa Civil], onde temos pauta continuamente negativa, e a percepção da saúde", afirmou Guedes.
Como, acredito? O que faz o Conselho Regional de Estatística diante de uma aberração dessas??
Leiam o que diz o G1, um dos principais veículos das Organizações Serra:
"Apesar de ligar a crise do Senado à queda de popularidade do governo e do próprio presidente Lula, a pesquisa não perguntou a opinião dos entrevistados sobre a situação do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP)."
***
Ou seja:
- a oscilação de 4,5% na avaliação pode ser explicada pela margem de erro da pesquisa. A anterior poderia ser menor 3% e a atual pode ser maior 3%.O que mudaria de queda de 4,5% para subida de 1,5%. E essa é apenas uma dentre muitas possibilidades com a mesma probabilidade.
- .a pesquisa não tem indicadores objetivos sobre uma eventual oscilação dentro da margem de erro.
Seja como for, no mínimo, é uma contradição das Organizações Serra. Afinal tem sentido a fala do Ricardo Guedes, aspirante a Montenegro?... (FBI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário