Segundo o comitê no Nobel, Obama receberá o prêmio “por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”.
O comitê ressaltou os esforços de Obama para fortalecer organismos internacionais e promover o desarmamento nuclear.
Neste ano, houve um número recorde de 205 indicados para o Nobel da Paz. Entre os outros nomes cogitados para o prêmio estavam o dissidente chinês Hu Jia, a ex-refém e ativista colombiana Ingrid Betancourt e a negociadora colombiana Piedad Cordoba.
No ano passado, o prêmio Nobel da Paz foi entregue ao ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari, que estev envolvido em várias negociações de conflitos como o de Kosovo e Iraque.
Em 2007, o prêmio foi para ex-vice-presidente americano e ativista Al Gore, juntamente com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Já em 2006 o escolhido foi o bengalês Muhammad Yunus, pioneiro na implementação do microcrédito para pessoas em extrema pobreza (2006).
O vencedor do Nobel da Paz – escolhido por um comitê formado por cinco membros – ganha uma medalha de ouro, um diploma e um prêmio em dinheiro de 10 milhões de coroas suecas - o equivalente a cerca de R$ 2,5 milhões. (BBC Brasil).
2 comentários:
Cumpadi, "nóis sabe" que o troço foi político, né? O Afeganistão e o Iraque estão aí para comprovar o fato... Ou seja, o Nobel virou Casa de Mãe Joana... Ou Mother Joanna's House! Abraço Cumpadi e beijo na princesinha!
Mas é claro, Cumpadi! As mazelas perpetradas pelos estadunidenses mundo afora são crônicas, são feridas quase que incicatrizáves e, sinceramente, não sei se o Obama está empenhado em promover a paz. Paz que significa minar o poderio ianque não existe em lugar-nenhum. Agora, imagine, Cumpadi, se o LULA ganha esse prêmio... kkkkkkkkkkk O Pig ateava fogo em si mesmo!!!! kkkkkkkk
Abração e darei o beijo na minha princesinha, sim. Quem chora e mama é ela, visse... rsrsr
Postar um comentário