sábado, 10 de outubro de 2009

Brasilidade Revisitada: a força de um sonho, a força de ser brasileiro! (I)



Luiz Inácio LULA da Silva: Presidente de uma Brasilidade Indelével

"As memórias do memorialista não são as memórias do poeta. Aquele viveu talvez menos, porém fotografou muito mais e nos diverte com a perfeição dos detalhes; este nos entrega uma galeria de fantasmas sacudidos pelo fogo e a sombra de sua época." (Pablo Neruda - Confesso Que Vivi)

Brasilidade.

Os dicionários registram, invariavelmente, a qualidade de quem é brasileiro ou daquilo que é próprio do povo brasileiro. Assinalam, ainda, que a brasilidade é um sentimento de patriotismo em relação ao Brasil.

Para um povo, qualquer que seja o povo desse mundo de meu Deus, reconhecer o que de peculiar lhe dá sustância (tutano) enquanto grupo social, enquanto etnia é tudo!

Para o povo brasileiro, especialmente, é a celebração do ser social. Está na Alma. Inefável... Não tem Nome... Indizível!

Lesa-pátria

Os dicionários registram, invariavelmente, a atitude de quem trai a pátria e seu povo. Assinalam, ainda, a ação de quem, tendo a índole de seu povo, atenta contra a soberania, a segurança e o bem-estar da etnia a que pertence.

Para um povo, qualquer que seja o povo desse mundo de meu Deus, reconhecer que existem os que assim procedem é triste!

Para o povo brasileiro, especialmente, descobrir a existência de tais criaturas é lastimável. Escalpela a já sofrida alma brasílica. Estileta as primevas nações indígenas e todos os que, tendo sido arrastados "por caminhos nunca dantes navegados", fecundaram esta bela Nação.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...