Noventa índios dançam na Paulista e são recebidos por juízes
Eles querem a demarcação de 17 mil hectares de terra no Mato Grosso do Sul
Depois de dançarem em frente ao TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), na avenida Paulista, em São Paulo, os 90 índios da etnia terena foram recebido (sic) pelos desembargadores Marli Ferreira e Nelton dos Santos.
Os índios moram na reserva de Buriti, a 90 km de Campo Grande (MS). Representantes de nove aldeias, eles vieram à capital paulista para falar ao Tribunal sobre as dificuldades que vivem em suas aldeias há alguns anos.
Eles também queriam entender o andamento de um processo que corre no TRF-3 em que eles reivindicam 17 mil hectares de terra onde vivem cerca de 6.000 índios.
O desembargador federal Nelton dos Santos explicou os trâmites processuais, afirmando que já houve julgamento e que agora a ação deverá ser analisada por de 12 magistrados.
A magistrada marcou para o dia 5 de novembro, às 10 horas, na Justiça Federal de Campo Grande, uma conferência de conciliação e sugeriu aos líderes indígenas e aos produtores rurais que pensassem bem na proposta de negociação e acordo, pois “na conciliação, não há vencedor, nem vencido. Todos ganham. Cada um cede um pouco para termos a paz social”.
Antes de serem recebidos, os índios começaram a dançar em frente ao prédio na avenida Paulista, e foram aplaudidos por quem passava pelo local.
Os índios, que chegaram nesta madrugada à capital paulista, ameaçavam interditar a avenida se não fossem atendidos pelo TRF. (PORTAL R7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário