sexta-feira, 6 de novembro de 2009

DIRETO DE CUIABÁ, MATO GROSSO!!!


SOCORRO!!! NÃO DEIXEM O DINHEIRO DO “PAC” IR EMBORA

Como ex-vereadora, sanitarista, professora aposentada da UFMT e, sobretudo, cidadã Cuiabana e Mato-grossense, venho publicamente fazer um apelo aos políticos e empresários: que tenham amor e carinho com o povo cuiabano e várzea-grandense.

Cuiabá e Várzea Grande receberam um importante recurso do governo federal que, em 500 anos de Brasil, nunca ocorreu. Os gestores dos dois municípios, políticos e empresários, devem fazer o possível e o impossível para que esses recursos (574 milhões de reais) cumpram a sua missão de elevar a qualidade de vida de toda a população. Água tratada e rede de esgotos para todos significam a verdadeira promoção da saúde e prevenção da doença. É, indiscutivelmente, a melhor defesa da saúde. Salva muitas vidas!

O caos atual da Saúde Pública em Cuiabá e Várzea Grande deve-se a múltiplos fatores, entre eles, sem dúvida, o descaso com a água e o esgoto por muitos e muitos anos. Esta atitude redunda, efetivamente, em assassinatos. Os responsáveis por este descaso podem não ter consciência e intencionalidade, mas causam a morte de pessoas. Muitos hão de morrer pela ausência ou desvio de verbas que se destinam à vida. Desviar recursos desta área, assim como de qualquer outra, é crime. O governo Lula destinou tais recursos por amor e compromisso de vida com o povo despossuído, pois sua origem é das classes populares, por ter vivenciado o fato de não ter água tratada, rede de esgotos, além de ter enfrentando enchentes em seu próprio domicílio. Tomou essas medidas, com certeza, por ele mesmo ter experimentado a realidade do povo que, em busca de oportunidades e de um lugar ao sol, migrou para as grandes metrópoles brasileiras.

Mas o que ocorreu desde 2008 com o dinheiro que este governo destinou ao povo mato-grossense, em especial às cidades de Cuiabá e Várzea Grande? O que acontece é que eles hoje estão bloqueados pela Justiça Federal. Sob o comando do juiz Sebastião Julier, que tem travado uma incansável luta no combate ao crime organizado e à corrupção neste estado, a Justiça agiu. Interviu para que os recursos públicos destinados ao nosso povo chegassem a todos como é de direito, sem desvios e irresponsabilidades. Para garantir melhor qualidade de vida, oportunidades iguais, enfim um lugar ao sol para todos, em uma sociedade com justiça social e paz.

Somente com uma atuação institucional e com a nossa mobilização coletiva nos livraremos de tanta violência. O juiz deu um prazo de 15 dias para novas licitações sem vícios. O tempo está passando, as chuvas se avolumando e as obras, paradas, causando transtornos as nossas comunidades, passando uma sensação de desolação, descrença e impunidade. É uma clara sensação de que a luta pelo poder e a ganância estão acima do direito à vida, da paz e do bem comum. E mais, em 2008 o Ministério Público, sob a coordenação da promotora Ana Cristina Bardusco e Dra. Ivete Barbosa, realizou com muita determinação, uma luta para anular o primeiro processo de licitação do PAC com irregularidades. O fato culminante desta luta, em parceria com várias entidades da sociedade civil, foi a mobilização da comunidade cuiabana nas quatro regiões da cidade, com participação expressiva das comunidades, na defesa destes recursos e da vida. Participamos e acompanhamos de perto este belíssimo processo de cidadania em Cuiabá. Mas de nada adiantou, pois conforme publicaram o Jornal “Folha de São Paulo” de 22 de outubro último, e jornais locais, a Polícia Federal encaminhou à Justiça Federal a conclusão do inquérito sobre as supostas fraudes nessas licitações nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo vinte e duas pessoas foram indiciadas sob suspeita de envolvimento no esquema, alvo da Operação Pacenas, deflagrada em agosto pela Polícia Federal.

Senhoras e senhores, o que fazer a partir daqui? Conclamo a cada uma e a cada um que vive nesta cidade, e em nosso Mato Grosso, que demonstrem a sua indignação de alguma forma na sua rua, comunidade e associação de moradores. Escrevam para as instituições políticas, empresariais, comerciais, mostrando as injustiças, que alguns gestores, políticos e empresários estão fazendo com o nosso povo.

Enfim, o povo cuiabano e várzea-grandense suplica, pede misericórdia, socorro aos gestores, políticos e empresários. Façam as licitações justas, façam as obras com qualidade que merecemos, para que todos os segmentos sociais saiam ganhando nesta luta pela defesa da VIDA.

Não deixem o dinheiro da água tratada, da rede de esgotos, da preservação do meio ambiente e da salvação da vida de nossos rios voltar para Brasília ou sair pelo ralo...

SOCORRO! SOCORRO! SOCORRO!

Professora Enelinda Scala

Mestre em Saúde Pública, Professora aposentada da UFMT

Ex-vereadora por Cuiabá - PT


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...