domingo, 22 de novembro de 2009



Olhar o crescimento da record apenas como um tiro no monopólio da rede globo é ignorar os fatos. A record não está apenas tirando audiência da globo, está tirando também o monopólio da informação. A crescente audiência dos telejornais da record impede que a globo use as conhecidas táticas de manipulação com frequência.

Pode-se observar que a maioria dos telejornais das outras emissoras segue o mesmo padrão de jornalismo dos Marinhos. Informações importantíssimas sobre economia, educação, política e outras áreas são sonegadas por essas emissoras, a maioria prefere dar destaque às notícias ruins sobre o governo ou "papagaiar" manchetes de jornais e revistas.

Um exemplo de como a record estraga as manipulações da globo são as reportagens que estão sendo feitas sobre o apagão. Ao contrário das outras emissoras a record está noticiando as informações de maneira bastante imparcial. No domingo passado Paulo Henrique Amorim fez uma reportagem sobre Itaipu que a globo jamais faria. Mostrou as várias hipóteses sobre o apagão e não jogou a culpa na ministra Dilma como vem acontecendo. Mais do que isso, colocando as várias hipóteses acabou "matando" o horário eleitoral tucano. Só quem não assistiu o programa pode ter dado algum crédito aos UDNistas.

O jornalismo da record não segue padrões definidos pelo patrão como acontece com as outras emissoras. São dadas notícias bastante variadas sobre política e economia, notícias que a população não vê em outras emissoras. Um telespectador do JN ao assistir o JR pode até mesmo pensar que a record está aliada ao governo por causa do conteúdo das notícias que são dadas. Mas nem por isso o jornalismo da record pode ser tratado como modelo. Quem não lembra da campanha pró-Alckmin que a emissora fez em 2006 ? Os partidários do PSDB que faziam manifestações e jogavam ovos nos ministros de Lula eram noticiados como "O povo vai à rua".

Embora a record não possa ser tratada como modelo para o bom jornalismo, o fato é que a emissora vem trazendo uma nova opção de informação. Fica bem mais agradável assistir o JR do que assistir outros jornais que só trazem notícias catastróficas sobre o país. (Blog Ativista)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...