Do Blog O Cachete, de meu Cumpadi Giovani de Morais:
Após o blecaute de 10/11 me empenhei em ler e em assistir tudo que fosse possível sobre o ocorrido. Como sabem, sou Engenheiro Eletricista com Especialização em Eletrônica. Logo, o assunto muito me interessa. Mas eu nunca vi tanta bobagem, falta de conhecimento, opiniões políticas ao invés de técnicas, contradições por parte da mídia, leitores de blogs, que acham que sabem muito, "especialistas convidados" e jornalistas mal-intencionados tentando explicar o blecaute.
Algumas observações:
1 - Tentativa de comparar com o racionamento da Era FHC.
Casos completamente diferentes. O blecaute foi consequência de um curto-circuito nas linhas de transmissão. O racionamento da Era FHC foi consequência da má administração do aumento da geração em função do aumento da demanda. Mas a análise política não mostra isso ao eleitor desavisado e leigo...
2 - Teorias revolucionárias.
Um comentarista do Blog da Miriam Leitão afirmou em bons termos que jamais um raio teria o poder de danificar uma linha de 500 KV. Baseado em que? Ele tem idéia de quanto é a DDP (Diferença de Potencial) entre uma núvem carregada e a terra? Está entre 100 MV e 1 GV!!! Faz a linha parecer uma pilha de rádio.
3 - Jornalistas Mal-intencionados
Todos viram a jornalista Deliz Ortiz em sua "reporcagem" no JN com o Senador Mercadante. A Global colocou palavras na boca do Senador mesmo antes dele falar. Citou a falta de investimentos no Setor Elétrico. Entretanto, esta falta de investimento não foi ratificada pelo Senador Mercadante quando ele teve a oportunidade de falar.
As lições que podemos tirar de tudo isso é que:
A - Muitos brasileiros adoram opinar em coisas que desconhecem.
B - Jornalistas distorcem realidades na nítida intenção de causar polêmica sem o pudor de passar por ridículo. Apenas lhes interessa vender o jornal!
C - Que as pessoas precisam de explicações rápidas. Não importando se são verdadeiras ou não. A primeira teoria que chega aos seus ouvidos é a que vale.
Fiquemos com as palavras do Senador Mercadante:
Nenhum comentário:
Postar um comentário