PRONTO-SOCORRO Pacientes lotam corredor a espera de um atendimento
ENTÃO É NATAL! - No Pronto Socorro de Cuiabá, governo de Wilson-Galindo continua maltratando os pobres e os filhos dos pobres
Fernando Duarte
Especial para A Gazeta
O aumento dos acidentes no trânsito e a chegada de pacientes do interior do Estado estão entre as principais causas para a lotação do Pronto-Socorro de Cuiabá. Dezenas de pacientes estavam no estreito corredor do box de emergência no último final de semana. Por causa deste acúmulo, 15 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram que ser transferidos para hospitais da Capital. A estimativa é que haja aumento de 15% no atendimento de pacientes vítimas de acidentes de trânsito em 2009.
No último domingo, 36 pessoas estavam no box de emergência, dentre elas um mototaxista que fraturou a perna e 7 pessoas envolvidas no acidente na Serra de São Vicente, a 57 km de Cuiabá. Por causa da reforma (orçada em R$ 3,1 milhões), o antigo estacionamento do pronto-socorro foi transformado em um ambiente que comporta 22 leitos. "Há um aumento do fluxo de paciente. Muitas pessoas do interior vem para ser tratado na Capital", disse uma funcionária do PS que não quis se identificar. Segundo ela, da extensa lista de pacientes que apresentava, menos de 10 deles se identificavam como sendo de cidades interioranas. Entretanto, grande parte das pessoas apontadas como sendo de Cuiabá, muitas vezes omitiram a verdadeira origem. "Eles arranjam comprovante de endereço daqui, mas acabam passando o telefone de contato do interior. Assim, a gente descobre de onde essas pessoas são". A Secretaria Municipal de Saúde estima que 40% dos pacientes atendidos não sejam de Cuiabá.
ESTE É UM HOMEM TEMENTE A DEUS!
O estudante Samuel Elias Martins, de 13 anos, é morador de Chapada dos Guimarães. Ele teve uma fratura exposta jogando futebol e foi encaminhado para a Capital. Segundo a mãe do estudante, Oscarina Martins, em Chapada não há médico ortopedista, por isso foi encaminhado para Cuiabá. Samuel está desde domingo (20) aguardando para fazer uma cirurgia no braço esquerdo.
Em 2008, o PS atendeu 8.592 pacientes vítimas de acidentes de automóveis, motocicletas, bicicleta e/ou atropelamento. A estimativa para este ano é que haja um aumento de 15% nos atendimentos a vítimas do trânsito. De acordo com uma das responsáveis sobre as estatísticas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Patrícia Ferreira, desde outubro houve um aumento do número de acidentes do trânsito e o motivo é principalmente a proximidade dos feriados de final de ano. "Apesar da "Lei Seca", há muita imprudência tanto dos condutores de carros quanto de motos".
Pescado da Página do E com a 1 foto
Segunda foto e comentários dos GUERRILHEIROS VIRTU@IS
Nenhum comentário:
Postar um comentário