quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Eduardo Campos derruba Jarbas Vasconcelos já no primeiro turno




EM PE, EDUARDO CAMPOS VENCE NO PRIMEIRO TURNO, MESMO COM JARBAS

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), seria reeleito hoje em primeiro turno, mesmo na hipótese de um confronto direto com o ex-governador e senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), tido como seu maior adversário.

É o que revela pesquisa Datafolha realizada no Estado entre os dias 14 e 17 deste mês. O levantamento, feito com 1.037 entrevistados e com margem de erro máxima de três pontos percentuais para mais ou menos, mostra vantagem de Campos superior à metade mais um do total de votos nos quatro cenários com diferentes adversários pesquisados pelo instituto.

Num confronto com Jarbas sem candidatos do PT, Campos venceria com 57% dos votos, contra 29% do peemedebista. Sérgio Xavier (PV) e Katia Telles (PSTU) teriam 1%.

Quando o secretário estadual de Cidades e ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT) entra na disputa, pouca coisa se altera. Campos venceria com 54%, contra 28% de Jarbas e 5% do petista. Aliado de Campos, o PT pode ser obrigado a lançar candidato próprio para oferecer um palanque no Estado à presidenciável do partido, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Isso poderá ocorrer caso se confirme a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB) na sucessão presidencial.

Nos outros dois cenários, sem a presença de Jarbas, a diferença a favor de Eduardo Campos é ainda maior. A oposição teria dificuldades em encontrar um nome com o prestígio eleitoral do senador.

Derrotado em duas eleições em quatro anos, o ex-governador José Mendonça Filho (DEM), que poderia ter esse papel, descarta nova candidatura.

Numa disputa contra o deputado federal Roberto Magalhães (DEM) e o ex-prefeito de Recife João Paulo (PT), Campos venceria com 64%. Magalhães teria 10% e João Paulo, 8%. Quando o opositor é o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), o governador chega a 68%. Humberto Costa aparece com 8% e o tucano, com 2% (Do PIG FOLHAONLINE).


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...