Recentemente, estive revolvendo o baú, como se diz. Entre papéis envelhecidos e objetos que já perderam sua serventia, eis que encontro uma fita-cassete (!) com músicas antigas. Certamente não as ouvirei, pois a imprestabilidade da fita é inominável e equipamento algum teria o dom de fazer voltar à vida as gravações naquela fita. Leio os títulos datilografados das canções adormecidas na fita BASF. Um dos títulos chama-me a atenção: MENINA DA LADEIRA, de João Só.
Sento-me no cerâmica fria e ponho-me a rir como quem busca uma cumplicidade que não mais existe. Volto aos meus oito anos e o sucesso daquela música eclode como se o passado se fizesse presente para sempre. Na minha memória longínqua, aquela letra simples e encantadora recebe um sopro de vida e passo a reviver fragmentos de minha infância. À lembrança vêm-me os momentos singulares cujo pano de fundo era aquela composição de João Só. Um, particularmente, faz-me rir ainda mais: quando encontrávamos algumas meninas do bairro onde morávamos, eu e meus amigos apontávamos o dedo para elas e cantarolávamos: "Menina que mora na ladeira / E desce a ladeira sem parar / Debaixo do pé da laranjeira / Se senta pra poder descansar / paparapapapa..." (bis)... Disso não saíamos. Até que um dia uma delas nos desafiou a cantar toda a música. Pronto! A desgraça estava feita! Traçamos um plano. Como éramos quatro, estabeleceu-se que cada um ficaria com a responsabiliade de ouvir, pelo rádio, um trecho de MENINA DA LADEIRA, decorar e depois repassar aos demais. Acontece que apenas dois possuíam o dito equipamento em casa. Refizemos os planos e nos dividimos aos pares. No começo foi uma confusão só, mas aos poucos fomos nos acertando e não havia uma oportunidade que escapasse à saga do cantadores de MENINA DA LADEIRA. Onde estava uma ou mais meninas, lá estávamos nós a cantar em coro toda a letra, sendo este que vos escreve o mais desafinado de todos. Mas isso não tinha importância e ainda hoje não tem (continuo sendo o cara mais desafinado do mundo), o bom era poder fazer aquilo com a alma de criança como se adultos fôssemos.
Em homenagem aos meus amigos perdidos (nunca mais os encontrei, desde que fui embora do bairro) e aos novos que conquistei, apresento o vídeo de João Só. Em especial, dedico esta postagem aos Cumpadis Luiz Eurico (Lula), Júlio Garcia, Gilvan Freitas (o Terror do NE), Giovani Morais, Oni Presente, Saraiva, Daniel Pearl, Carlinhos Medeiros, Cappacete, Luiz Antonio, Luis Nassif, Zé Carlos e às Cumadis Jussara Seixas e Hilda Suzana.
Velhos tempos...
9 comentários:
Meu cumpadi, o sinhô me mata.Estou tão emocionado com esta raridade "quede" os cabelos do meu fiofó estão batendo palmas de tanta emoção.Obrigado memo.
Esse é meu amigo e Cumpadi DiAfonso!!! Um cara extremamente generoso e com a capacidade de emocionar corações. Bons tempos e muitas saudades... Obrigado pelo presente! Que Deus te proteja e à tua maravilhosa família!
Meu caro Companheiro e Cumpadi, fiquei muito honrado com a carinhosa homenagem. 'Menina da Ladeira' (música bonita, cativante, bela poesia, gostosa de ouvir) também marcou momentos da minha adolescência. Muito obrigado e receba um forte e cordial abraço!
Que grande descoberta, professor! Essa música trouxe grandes recordações da minha adolescência, quando eu comecei a tocar violão para animar as festas e ganhar as namoradas. Obrigado pela lembrança, realmente foi um presentão de natal!
Poxa... Valeu pela lembrança mestre, muito tocante esta sua lembrança da infância, lembro-me com saudades de minhas pueris paixões de menino. O João Só conhecia apenas de nome, gostei do som, vou procurar na net. São caras gente boa como você que me fazem achar que este país tem jeito, e que vale a pena lutar. Bom final de ano para você e sua família, vamos relaxar bem neste final de ano pois no ano que vem muita luta nos aguarda.
Obrigado e um forte abraço!
DiAfonso
Que coisa linda, maravilhosa!! Nas primeiras horas da manhã acordar, e receber esse presente. Conseguiu meu amigo, me emocionei de verdade. Gente como você reforça a minha crença na humanidade. Há os seres que são iluminados por Deus, são escolhidos para serem melhores, e fazer esse mundo muito mais bonito, muito melhor. Você é um deles. Do fundo do meu coração muito obrigada.
Eita, cumpadi, dedo no ôi num vale! kkkkkk Bem, deixo tb meu abraço e ando meio sumido pq agora tenho minha mãe com femur quebrado e exigindo atenção. Mas estamos aí... Boas festas.
A todos: Gilvan, Giovani, Júlio Garcia, Carlinhos Medeiros, Cappacete, Jussara e Luiz Eurico (Lula) os meus agradecimenos pelos comentários. Não contem a ninguém, mas, a cada palavra de vocês, fui tomado por uma emoção que há muito não sentia (rsrs). Abraços fraternos!
FELIZ 2010!
Cumpadi DiAfonso,
Ainda em Cuba, mas retorno 22/12 chegando ao Rio 23. Agora vi sua mensagem e fico lisongeado em ser mencionado como um de seus novos amigos.
Muito obrigado e quando retornar mando e-mail p/v.
Fuerte abrazo
Tenga una buena noche.
Saraiva
Postar um comentário