domingo, 3 de janeiro de 2010

As Reais Intenções de Jobim (o ministro, não o poeta)


Do Blog do LEN

Caricatura do Batistão (excelentes, imperdíveis).

Tenho lido bastante para me interar e formar uma opinião sobre o caso da suposta crise entre a Secretaria de Diretos Humanos e o Ministério da Defesa, em relação a sugestão aprovada pelo Fórum de Direitos Humanos, de criação de uma Comissão da Verdade, cujo principal objetivo seria a abertura de investigações para que a sociedade passe a limpo o período mais negro da sua história, e dê satisfação aos parentes e amigos das vítimas de tortura, assassinatos e desaparecidos pela mão pesada do regime militar.

As informações andam truncadas, não dá para afirmar com convicção se algum comandante aderiu e se houve mesmo um pedido coletivo de demissão, se foi algo restrito a alguns comandantes ou se foi um blefe de Jobim para criar uma crise artificial justamente no momento que a popularidade do presidente beira as nuvens e a sua candidata a sucessão alcança patamares de intenções de voto, além dos esperados no início de 2009, como previsão para fim de ano. Estou atualmente tendendo a acreditar que apenas alguns poucos comandantes foram ludibriados pela lábia do ministro, eu não acredito na ascendencia de Jobim sobre as forças armadas, as pessoas tem que lembrar também que os comandantes de hoje não são os mesmos da época da ditadura, portanto não há mais o sentimento de “temos que pegar esses malditos vermelhos”, acredito que o atual fã clube do ministro nas forças armadas deve estar concentrado em peso na geriatria do Clube Militar.

Se o presidente quiser levar adiante as discussões sobre todas as propostas aprovadas no fórum, não há possibilidade de golpe como creem alguns, não existe clima para isso, nem animosidade suficiente nas forças armadas para que uma minoria insatisfeita sequer promova um levante localizado, se o presidente vetar algum dos ítens aprovados no fórum ele fará isso não pelas ameaças dos conservadores, mas talvez para não prejudicar o bom andamento das eleições do ano que vem, como querem seus adversários para justificar provaveis derrotas, e se ele agir dessa maneira vai ter nossa compreensão pois ano eleitoral talvez não seja o momento adequado para discutir assuntos tão controversos, o melhor momento para encaminhar essas propostas vai ser no início do mandato da próxima presidente, e Dilma Houssef, que foi presa e torturada, pode levar esse assunto adiante. Que.m precipitou tudo foi justamente quem arquitetou.

Uma coisa eu estou inclinadíssimo a acreditar, foi o Jobim que arquitetou o motim, se este aconteceu de verdade, e foi ele que avisou todos os jornais, revistas e TVs. As reais intenções podem ser algumas, mas o BLOG DO LEN acredita que duas são as mais prováveis, e em ambas, Jobim estaria na chapa presidencial, a dúvida se na cabeça ou como vice, e o PMDB não estaria com Dilma, como quer muito a oposição e a imprensa tucana.

O que ele quer? um motivo para sair brigado do governo e poder apoiar livremente que o PMDB tenha candidatura própria (Jobim na cabeça de chapa) ou se coligue com o PSDB de Serra (Jobim de vice). Como explicar decisões como essas se ele saísse numa boa com o governo no prazo de compatibilização eleitoral?

Jobim nunca deixou de ser ligado a Serra, aceitou entrar no governo para aumentar o seu cacife e não cair no ostracismo político, agora a sua função é detonar a coligação PT-PMDB para as eleições presidenciais. Serra prefere que Jobim se candidate para que Dilma não tenha tanta vantagem no tempo de propaganda, e poderia compor com Serra no segundo turno. A oposição, o Serra e o PIG já perceberam que só dizer que o Serra vai ser o presidente não vai adiantar, porque sem combinar com quem vota não rola, mesmo que repetido a exaustão como uma propaganda subliminar, portanto preparemo-nos todos para a avalanche de “falsas crises” e factóides em 2010.

A gente não pode esquecer que o “quinta coluna” há pouco mais de um ano já foi o responsável por requentar o factóide do “Grampo sem Áudio” ao mentir publicamente ao afirmar que a ABIN possuia um equipamento que jamais teve e pelo desrespeito ao se referir ao ministro da defesa anterior, Waldyr Pires.

O BLOG DO LEN está convencido de que o presidente Lula não é bobo e já percebeu o jogo duplo do sujeito, e deve estar cozinhando ele para servi-lo na hora mais apropriada.

Que saudade do poeta, aquele sim era um Jobim que orgulhava os brasileiros.







Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...