sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

COLANDO NA REDE


GUERRILHEIROS VIRTU@IS - nós também gostamos do texto!




De tão bom o texto do jeanscharlau, só colo abaixo. Fico feliz de estar participando deste processo.


Müller


PT em noite de Reis, matemática e filosofia.


Começou bem, no melhor sentido, o vereador Adeli Sell na preparação do seu mandato como presidente eleito do Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre. Percebi vários motivos para dizer isto, mas vou contar aqui só um, relativo à reunião que tivemos agora há pouco, doze blogueiros e o Adeli (desculpem a simbologia intrínseca e impertinente, mas foi este mesmo o número exato dos presentes e mais a assessora de imprensa da bancada).


Primeiro, a reunião tendo ocorrido tão perto do Natal e em dia de Reis, notei a coincidência numérica com Cristo e os doze apóstolos. Também notei que a soma de 13 blogueiros ali presentes – pois que o Adeli também bloga – é o número do PT. Depois, devido talvez à figura do anfitrião lembrei que, “segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato; O Búfalo; o Tigre; O Coelho; o Dragão; a Serpente; o Cavalo; a Cabra, o Galo; o Macaco; o Cão; o Javali.(*) No horóscopo chinês meu signo é o Búfalo, e eu fui o segundo blogueiro a chegar à reunião (apenas mais uma coincidência impertinente, uma curiosidade duvidosamente graciosa).

Botando no pendura a conversa fiada, a reunião foi um exercício de comunicação verdadeira – friso, e ainda saliento, que comunicação verdadeira é aquela completa e indubitavelmente democrática, onde todos os envolvidos têm vez e voz, e também ouvidos, sem outro dono, e nenhum algoz.

O motivo, aliás, pelo qual temos dois ouvidos e uma boca prevaleceu na reunião, então ouvimos muito mais que falamos nessa noite. Por conta disto obtivemos cada um, um prêmio: quando falamos, tivemos doze ouvintes, e ainda uma assessora de imprensa.
Ouvir, ouvir, ouvir, doze vezes, e falar uma só vez, parece o duro treinamento de alguma milenar arte marcial chinesa. E talvez seja. Arte onde afiamos a esgrima da pena, libertamos a efetividade da língua e atingimos enfim a serenidade ao aprender a acelerar calorosamente o coração até quebrar o gelo de outros.

Foi um agradável, instigante e promissor exercício para todos nós, tive essa impressão. E percebi que a emergente e urgente novidade, a qual venho aqui vos contar, é que a nova presidência do PT sabe o quanto é imprescindível se comunicar verdadeiramente, e demonstrou isto, entre outros modos e algumas importantes propostas, ao nos ouvir doze vezes, tendo falado apenas uma.

PS – Menos por matemática, mais por filosofia, 13 é um número mais democrático quando feito por 12 mais 1 do que quando feito de 1 mais 12.

PS 2 – Alguns dos que lá estavam: Carlos Comassetto, César Bento, Cláudia Cardoso, Cloaca News, Guerrilheiros virtuais, Julio Garcia, Luiz Müller, Rodney Torres .

Por Jean Scharlau

Pescado do Luizmuller's Blog


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...