sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

DIRETO DE CUIABÁ, MATO GROSSO




Acuado, prefeito lança novo edital do lixo

Adriana Nascimento

Após a capital quase "nadar em lixo" no fim de 2009, a prefeitura lança finalmente até sexta o novo edital para contratação de empresa de coleta. O documento já está pronto e, em suas 71 páginas, traz a intenção de colocar ordem no setor, muito prejudicado pela atuação deficitária da concessionária Qualix Ltda, que hoje atua por meio de contrato emergencial. Esse contrato deve durar quase dois meses, prazo que o edital estipula para a escolha e contratação da nova empresa. Nesse interím a prefeitura pode rescindir o contrato e escolher outra empresa, mas, por razões que o secretário de Infraestrutura, Euclides Santos, não soube explicar, em entrevista nesta quinta, os cuiabanos terão que aturar a Qualix até a futura contratada entrar em operação.

A insatisfação com o trabalho da Qualix é tanta que Euclides pediu à Procuradoria-Geral que a empresa seja impedida de participar do novo processo, uma vez que tem demonstrado incapacidade para a gestão da coleta de resíduos na Capital há vários anos. O secretário, que assumiu a pasta há dois meses, lembra que nesse tempo já aplicou mais de R$ 80 mil de multas à Qualix por causa de coleta deficiente. No momento, após nova multa aplicada em dezembro, a empresa cumpre com seu trabalho colocando 17 caminhões nas ruas quando o normal são 16. São recolhidas em média 500 toneladas de lixo por dia. Euclides garante que a normalidade foi restabelecida, com passagem dos caminhões três vezes por semana em cada bairro.

Ele adianta que o novo edital prevê coleta doméstica, hospitalar e a tão propagada coleta seletiva, prometida pelo prefeito Wilson Santos (PSDB) desde a campanha de 2004. Os caminhões de coleta também devem ter monitoramento por satélite através de GPS. Dessa forma, a prefeitura vai poder controlar onde e quando a coleta passou em cada bairro. O edital inclui também o gerenciamento pela nova empresa do atual e dos três novos aterros sanitários de Cuiabá.


Lixo X dengue

Questionado se a falta de coleta ajudou a propagar a dengue, Euclides Santos se limitou a dizer que foi executado um plano de limpeza de bolsões de lixo nas quatro regiões em parceria com o governo estadual. Esse trabalho foi concluído em 31 de dezembro, mas deve ser retomado. Enquanto a proliferação do mosquito cresce, a prefeitura faz serviço de formiguinha. A secretaria de Meio Ambiente notifica e multa donos de terrenos baldios, enquanto a pasta conduzida por Euclides promove operações tapa-buracos e de limpeza em terrenos públicos nos locais onde a incidência da dengue é considerada maior

Pescado RDNews

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...