sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Fábrica de vacinas do governo de São Paulo está parada. Serra mentiu



Instalação foi objeto de propaganda política supostamente funcionando.

Outra linha de produção será usada para preparar doses a granel.




Da Agência Estado

Após dois anos de atraso - e de ter sido mostrada recentemente em propaganda política supostamente funcionando -, a fábrica de vacinas contra as gripes sazonal e suína do governo de São Paulo está parada, admitiu ontem a administração. A unidade ainda não obteve nem mesmo a validação dos seus processos por parte do laboratório francês Sanofi-Aventis.

A situação, a princípio, não deverá afetar a vacinação deste ano contra as gripes suína e sazonal. Isso porque o Ministério da Saúde adquiriu doses prontas importadas e o governo José Serra (PSDB) promete medidas para dar conta da demanda de 33 milhões de doses contra o vírus H1N1 encomendadas pelo ministério.

As informações são dos repórteres Fabiane Leite e Alexandre Gonçalves, do jornal "O Estado de S. Paulo".

Outro lado

Em nota oficial divulgada na tarde de ontem, a fundação afirmou que a nova fábrica, apesar de pronta e equipada, ainda está "em fase de validação, qualificação e certificação do processo produtivo, legalmente necessária para que seja possível a produção comercial de imunobiológicos". No local, tem ocorrido apenas testes e capacitação de pessoal.

Ainda de acordo com a nota, além da validação pela Sanofi, a fábrica ainda demanda certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o processo só será concluído no fim do ano. A fundação prometeu que utilizará uma outra linha de produção para completar a fabricação de doses a granel e, assim, não prejudicar a vacinação.

O governo, porém, havia divulgado que as atividades na nova fábrica já tinham começado e que as primeiras vacinas nacionais contra a gripe suína seriam entregues neste mês. Em outubro, em propaganda do PSDB, o governador, possível candidato à Presidência, afirmou: "Nós fizemos aqui a primeira fábrica de vacinas contra a gripe comum e a gripe suína." Depois, surgiam imagens da fábrica funcionando. Em seguida, o locutor informava: "A produção começa agora em outubro."

Serra quando era prefeito de SP mentiu quando disse ao vivo e a cores, quando assinou compromisso de não deixar a prefeitura para concorrer na eleição de 2006. Continua mentindo, e mentindo muito. A vacina contra a gripe H1N1, a gripe suína só não vai faltar para a população porque o governo Lula, através do Ministério da Saúde adquiriu doses prontas importadas. Serra mente com a maior cara de pau!

Postado por Jussara Seixas (co-editora do Terra Brasilis)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...