Do Blog do Charles Bakalarczyk
Segundo informações que percorrem o mundo, o tremor que devastou o Haiti na última terça-feira possivelmente deixou três milhões de feridos ou desabrigados e matou aproximadamente 50 mil pessoas.
Além de destruir vidas, o tremor devastou boa parte da infra-estrutura do Haiti. Um verdadeiro caos, que traz sofrimento a milhares de pessoas que vivem naquele país.
O que se pode esperar de uma nação que integra missão de paz no Haiti? Auxílio de todo tipo, inclusive financeiro.
Tristemente o PiG gaúcho não comunga com esse gesto humanitário.
Pois ontem (14JAN), fiquei aturdido com a desfaçatez do jornalista Lasier Costa Martins, comentarista no programa Jornal do Almoço, da emissora RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul.
Lasier Martins é velho conhecido da internet desde 2006 por conta da divulgação, no site YouTube, de um vídeo em que recebe um choque elétrico ao tocar em um cacho de uvas durante a Festa da Uva de 1998 (Caxias do Sul/RS). O choque elétrico de 220 volts atingiu Lasier em pleno programa Jornal do Almoço, o apresentador foi literalmente nocauteado, inclusive fraturou uma costela com a queda (ver vídeo ao final desse post).
Mas Lasier também é conhecido aqui no sul pela fidelidade no cumprimento da missão que lhe foi conferida pela RBS: criticar sistematicamente governos à esquerda e fazer a defesa de governos conservadores.
Na visão de Lasier, sempre que o Rio Grande do Sul ou Porto Alegre enfrentam um problema, a governadora Yeda e o prefeito Fogaça nada têm haver com isso (ou muito pouco). A culpa é do governo federal.
Essa posição política do grupo RBS, externada pelo Lasier, é bem conhecida da gauchada e já não causa surpresa.
Mas ontem, em seu comentário no programa Jornal do Almoço, Lasier Martins se superou. No seu costumeiro esforço de desfazer Lula, o jornalista (sem querer ofender a classe) criticou o anúncio do governo brasileiro de auxiliar o Haiti com recursos financeiros!
Lasier disse que Lula, ao invés de prestar assistência ao povo do Haiti, deveria cuidar do problema habitacional do RS e, em especial, de Porto Alegre.
Obviamente que Lasier Martins estava transferido para o governo federal a responsabilidade pela desocupação de um terreno particular de 5 mil metros quadrados, situado na Zona Sul da capital gaúcha. Por ordem judicial, 21 famílias foram retiradas do terreno em que construíram suas moradias há oito anos, matéria veiculada anteriormente ao "comentário" de Lasier.
Ora, Yeda sabia da ordem de reintegração. Foi a Brigada Militar quem fez o cumprimento da determinação judicial, numa mega operação - diga-se!
Fogaça sabia do problema. Mas o prefeito de Porto Alegre nada fez por essas duas dezenas de famílias.
No entanto, para Lasier Martins, a culpa é do Lula, que quer gastar dinheiro com as vítimas do terremoto no Haiti! Que visão biltre, tendenciosa!
O escandaloso nessa lógica empregada pelo Lasier Martins não é exatamente o traço demagógico e apelativo que transparece (o Lula dá dinheiro para estrangeiros em detrimento dos gaúchos sem-teto). Causa repulsa é fato de que para atingir Lula, Lasier faz a propaganda da não-solidariedade e do egoísmo. Passou a mensagem de que o auxílio ao povo haitiano é um erro do Brasil.
De forma irresponsável, Lasier Martins utilizou uma mídia, cuja obrigação jurídica e ética é bem informar - trata-se de uma concessão pública – para desinformar e deformar!
O PiG sul-rio-grandense prestou mais um desserviço aos gaúchos e gaúchas!
E agora, o vídeo do Lasier:
3 comentários:
Pessoal:
Tem um erro "material" no texto. Onde está escrito "asistência", por favor leiam "assistência"...
Caro, Charles, bom dia!
Xá comigo que já "ajeito" por aqui. Nem se preocupe, corrigirei a postagem no Terra Brasilis.
Grande Abraço!
O QUE O COMENTARISTA DA RBS SE ESQUEÇE É QUE SOMOS HUMANOS, QUE AS PESSOAS DA ESQUERDA CHORAM, SE COMOVEM E AJUDAM A QUEM PRECISA, IMAGINE ESSE SR NOS TEMPOS DA DITADURA O QUE ELE FARIA DE BARBARIES, SE AGORA POR NOSSO PRESIDENTE LULA SER HUMANO E SEM PESTANEJAR AJUDAR OS NOSSO IRMÃOS, QUE PADECEM POR UM FENOMENO DA NATUREZA. AO INVES DESSE SR FAZER COMENTARIOS SÓ PENSANDO EM SEU BOLSO TENDO EM VISTA QUE É PAGO PRA ISSO , QUE deus se compadeça de sua alma e faça com que ele veja a realidade ajude faça a sua parte ahh e que use o veiculo de comunicação para que o governo do rio grande do sul não deixe mais nossos irmãos nas ruas, que também façam a sua parte.
Postar um comentário