quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Zelaya se prepara para deixar Embaixada do Brasil em Honduras ainda hoje


Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, se prepara para deixar a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa (capital hondurenha) ainda hoje (27) em direção a Santo Domingo (capital da República Dominicana). O presidente eleito, Porfírio “Pepe” Lobo, que toma posse nesta quarta-feira, fez um acordo com o presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, para conceder salvo-conduto a Zelaya e a sua mulher Xiomara, permitindo que deixem a embaixada.



Desde 21 de setembro de 2009, Zelaya, a mulher e um grupo de correligionários estão hospedados na embaixada. O local é supervisionado noite e dia por militares e policiais. Eles não podem deixar a sede brasileira. Tudo que entra na embaixada deve ser minuciosamente fiscalizado pelas autoridades hondurenhas.


Os observadores brasileiros acompanham a distância as negociações para a concessão de salvo-conduto a Zelaya. Oficialmente, o governo do Brasil não foi informado sobre o acordo e a eventual saída do presidente deposto da embaixada.

Uma das hipóteses é retirar Zelaya da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, acompanhado pela mulher e pelo presidente da República Dominicana, em um helicóptero.

A interlocutores, o presidente deposto sinalizou que ficará apenas um período em Santo Domingo. Ele espera um “acordo de reconciliação nacional”. Com isso, retornaria a Honduras sem ameaças nem riscos.

Ontem (26), a Anistia Internacional apelou ao presidente eleito para que investigue os eventuais abusos ocorridos durante o golpe de Estado e nos dias posteriores a ele. De acordo com o organismo, houve violência sexual cometida contra crianças e mulheres, espancamentos e ameaças de intimidação a autoridades.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...