Ontem, o Portal G1 tentou colar a imagem de Lula ao descalabro que reina no GDF sob o patrocínio do DEM. Conforme exaustivamente noticiado e anunciado pelo próprio Governador interino, Paulo Octavio, Lula não o aconselhou. No entanto, a Globo.com insistia em manter a informação desatualizada em destaque. Vejam a sequência de imagens:
Imagem 1 - O Portal G1 dá ênfase ao anúncio de Paulo Octavio de que ficaria no cargo, mas não deixa de frisar o que afirmara o governador: "Aguardo mais alguns dias, como me recomendou o presidente Lula". Mais abaixo, anuncia que Lula não teria feito nenhuma recomendação a Paulo Octavio. Ora, por uma questão cronológica (como se verá mais adiante), e mesmo de prioridade informativa, não havia razão alguma para que aquilo que fora dito pelo governdor continuasse a figurar como relevante. Notícia recente deve ter primazia em relação a menos recente... Ou a Globo está pondo o fazer jornalístico de cabeça para baixo? (Não precisa responder... Perguntei de brincadeirinha...)
Imagem 2 - Ao se clicar no link que dá acesso à notícia sobre o "fico" de Paulo Octavio, percebe-se algo interessante: ela foi postada às 17h20 e atualizada às 19h14, trazendo a mesma afirmação do Governador interino, ainda que já circulasse em outros meios de comunicação e, inclusive no G1, a negativa de que Lula recomendara alguma coisa.
Imagem 3 - A notícia com a negativa de que Lula pedira para que Paulo Octavio aguardasse "alguns dias" antes de renunciar, dada pelo Ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha, foi postada às 18h21 e atualizada às 19h11 (três minutos antes da atualização com notícias de que o Governador Paulo Octavio não renunciaria).
Perguntas podem ser feitas:
- A Globo.com, propositalmente, construiu a ideia de que Lula realmente aconselhara o Governador interino Paulo Octavio e a manteve acesa?
- O objetivo seria arrastar o presidente para a lama que envergonha o governo dos DEMos e quebra o discurso ético que tanto alardearam?
- Por que atualizar uma notícia e manter o que dissera Paulo Octavio, se o mesmo já havia negado que Lula o aconselhara?
- Por que, na notícia em que o Ministro Padilha afirma ser inverídico o conselho de Lula a Paulo Octavio, mantém-se o que fora dito pelo Governador interino?
Eu já tenho minha resposta: tudo isso é resultante de um jornalismo de categoria duvidável, porquanto tenta deturpar as informações e fazer com que leitores incautos creiam como verdade o que é mentira deslavada.
*Editor-geral do Terra Brasilis
Nota: Este artigo deveria ter sido publicado ontem à noite, mas a Hot Link (prestadora de serviço que alimenta minha banda larga) anda descumprindo o contrato e prestando um serviço de má qualidade e se defendendo com argumentos falaciosos.
Um comentário:
Parece ilógico conselho dado pelo presidente qdo o presidente é que deve receber mais conselhos e um presidente precisa deles como um rei precisaria de um 1º ministro ou quase isso. Além do mais, eu penso porque um conselho de gabinete fechado em política deveria ser alardeado? E, assim fica um diz-que-me-disse inverossímel.
Postar um comentário