Manipulador e inidôneo, Carlos Augusto Montenegro é o mais esperto homem de pesquisas do Brasil. Com seu IBOP a tiracolo ele fatura alto junto às empresas e intromete-se nos desvãos do poder para meter-se em altos negócios. Entretanto creio que nas suas relações com o poderosos o que conta mesmo para ele é esta coisa incomensurável de simplesmente estar convivendo com cabeças coroadas. Isto, muitas, vezes é a razão da existência para um rapaz de origem humilde.
Disto extraio que o Homem do IBOP não tem o objeto apenas financeiro como motivação para suas manipulações. Ele gosta de viciar o ambiente por onde transita, porque no fundo odeia os narizes empinados que freqüenta. E esta é uma morbidez comum a muitos rapazes de origem humilde que “chegaram lá”. Outro, muito parecido, é o Roberto Jefferson.
Entretanto, nosso rapaz é esperto, bem sucedido, porém ignorante. Não tem verniz suficiente para entender, por exemplo, que se Dilma Rousseff chegar à presidência, não será apenas porque o presidente Lula conseguiu transferir para ela tantos ou quantos votos, mas porque soube encarnar um discurso adequado para as circunstâncias. Circunstâncias estas que exigem um estado mais bem aparelhado (forte, enfim) para corrigir as esquizofrenias cíclicas de um Mercado que, solto, age como o animal que é na sua essência.
[...]
Leia mais no Blog do Atheneu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário