Washington, 2 mar (EFE).- O forte terremoto que atingiu o Chile no último fim de semana pode ter movido o eixo da Terra e encurtado a duração dos dias, segundo cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa).
De acordo com o estudo, o tremor fez com que um dia na Terra passasse a ter 1,26 microssegundos - um microssegundo é a milionésima parte de um segundo - a menos.
Além disso, os cientistas chegaram à conclusão de que o eixo da Terra - sobre o qual a massa do planeta se mantém equilibrada e que é diferente do eixo norte-sul, de polo a polo - mudou em 2,7 milissegundos (cerca de oito centímetros).
Ainda segundo o cientista, o mesmo modelo de cálculo foi usado para fazer a mesma avaliação no caso do terremoto que atingiu a ilha de Sumatra (Indonésia) em 2004. Por causa daquele tremor de 9,1 graus na escala Richter, os dias foram reduzidos em 6,8 microsegundos, e o eixo do planeta sofreu redução de 2,32 milisegundos - cerca de 7 centímetros.
Gross afirmou que apesar do terremoto no Chile ter sido menor do que aquele, provocou mais alteração no eixo terrestre por ter ocorrido mais longe da linha do equador, e porque a falha geológica na qual aconteceu o terremoto chileno foi mais profunda e ocorreu em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a responsável pelo terremoto de Sumatra. EFE.
3 comentários:
Curioso cumpadi DiAfonso é que quando uma notícia interessante vem da NASA muita gente dá crédito, mas quando saiu aquela notícia da Marinha Russa sobre os teste dos Norte-Americanos com possibilidades de ter intensificado o terremoto no Haiti muitos disseram que era balela, que é era radicalismo. Sempre dois pesos e duas medidas. Abs!
Cumpadi Júnior Miranda, bom dia!
Pois é... Estou esperando aqueles que comentaram numa postagem aqui do Terra Brasilis aparecerem. Naquela oprtunidade, disseram que a esquerda não pensava, era burra e coisa e tal.
Agora a NASA divulga essa possibilidade e todos estão com o língua travada.
Abs!
Será que vai aparecer gente reclamando de disfunção organica devido ao avanço do tempo, como aqueles que reclamam, todos os anos, do horário de verão???
Postar um comentário