Presidente da África do Sul de 1994 a 1999
18-7-1918, Umtata, Transkei
18-7-1918, Umtata, Transkei
Membro desde 1944 do Congresso Nacional Africano (CNA) e filho de um chefe da tribo dos xhosas, Mandela estudou Direito e tornou-se um dos líderes do movimento antiapartheid da África do Sul. Esteve na prisão em 1956, acusado de alta traição, sendo libertado em 1961. Em seguida, trabalhou clandestinamente no CNA. Após a proclamação do estado de exceção em 1960, o CNA foi considerado ilegal e Mandela foi novamente preso dois anos depois. Em 1964, foi condenado à prisão perpétua. Encarcerado, Mandela tornou-se símbolo da luta contra o apartheid. Sua libertação, com Frederik Willem de Klerk no poder, em 1990, representou uma mudança nos destinos da África do Sul. O líder histórico do CNA tornou-se seu presidente e participou da transformação democrática do país. Apesar da resistência dos nacionalistas bôeres e do partido zulu Inkhata, dirigido por Mangosuthu Buthelezi, chegava ao fim o governo da minoria branca. Depois das primeiras eleições livres para o Parlamento, realizadas em 1994, Mandela foi o presidente aclamado do país. Integrou o partido Inkatha e dos bôeres e assegurou um futuro político e econômico para uma sociedade dividida pela segregação racial. Em maio de 1996, a África do Sul celebrava a primeira Constituição do país. Em 1993, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz com De Klerk. Preparou, cuidadosamente, sua substituição na presidência e foi sucedido por Thabo Mbeki, seu vice-presidente.
Opinião do Blogueiro:
Durante toda sua vida Mandela lutou contra um regime que não concordava. Foi preso. Sofreu atrocidades nas prisões sulafricanas... Mas nunca fez greve de fome!
Greve de fome é uma tentativa de suicídio... e todo suicida é um covarde!
Morrer é mais fácil que viver!
Neste momento diversos segmentos da Direita Mundial estão torcendo pela morte do preso dissidente (?) Guillermo Fariñas apenas para pressionarem o Governo Cubano quanto à questão dos presos políticos. Aqui no Brasil a pressão é sobre o Presidente Lula, para que ele faça intervenções na política interna de Cuba. Esses segmentos são verdadeiros abutres, ou chacais prontos a cravarem seus dentes na carniça dos cadáveres dos suicidas famélicos cubanos. Canalhas!
2 comentários:
Cumpadi Giovani,
A CIA e o sr. Fariñas são FARINHA do mesmo saco, daquelas que quebram dentaduras, arracam obturações, dilacera as gengivas.
Esse cara deveria tratar de sua cabeça golpista. Certamente, recebeu alguma "boa" promessa dos golpistas estadunidenses.
Abs!
Será que ele vai até o fim? Espero que não!
Postar um comentário