O jingle comemorativo dos 45 anos da Rede Globo que foi ao ar na noite dd domingo passado, buscou inspiração no mote inicial da campanha do candidato tucano José Serra, “O Brasil Pode Mais”. Durante 30 segundos, artistas e jornalistas da Globo repetem sucessivamente os bordões: “Todos queremos mais”, “Brasil muito mais”, “Saúde, Educação, queremos muito mais”, “É por você que a gente faz sempre mais”. Outra referência direta à campanha de Serra é o 45, número do PSDB nas votações. Veja o vídeo e tire suas conclusões.
Comentário do jornalista Paulo Henrique Amorim sobre a incrível “coincidência”: “Deve ser uma retribuição ao agasalhamento do terreno que a Globo invadiu por 11 anos e o Serra transformou numa escola técnica para formar profissionais para a Globo. Uma mão lava a outra. E cada vez “mais !”.
Mensagem SUBLIMINAR em 2006
Na edição do "Jornal da Globo" de 07/12/2006 a Globo "Visa" Criar uma "vinheta" para o tema "caos aéreo" e inseriu uma mensagem subliminar para tentar vincular a crise nos aeroportos gerada por vários fatores, inclusive o boom da economia brasileira, à um governo do PT.
Agora vejam no vídeo abaixo, quadro-a-quadro, na vinheta "VITIMAS DO APAGÃO AÉREO"...irá perceber que no trocadilho de letras da palavra "AÉREO", foi inserido a sigla "PT".
2 comentários:
A Globo se posiciona
Difícil saber se o que mais enoja no episódio da vinheta da Rede Globo é a cara-de-pau da emissora ou o cinismo de seus defensores. Fosse numa TV estatal venezuelana, nossos “democratas” estariam indignados.
Não há margem para dúvidas acerca das intenções da peça: repete-se o mote da campanha de José Serra e a tipologia do “45” é quase idêntica à utilizada pelo PSDB. Uma passada pelo documentário “Muito além do Cidadão Kane” (1993), de Simon Hartog, derruba qualquer possibilidade de coincidência inocente. Nada muito distante, aliás, do “padrão Ali Kamel” de subjornalismo.
Não sei se a emissora retirou a campanha do ar por causa da repercussão negativa. Tudo parece planejado demais. As inserções durante o Fantástico foram suficientes para medir o comportamento da audiência e estabelecer uma linha de identificação subliminar que continuará servindo à campanha de Serra.
Caro Guilherme, boa noite!
Obrigado pelo excelente comentário.
Grande abraço!
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