quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Ato Falho da Ex-Futura Donatária Globo



Fosse a TV Globo deitar num divã, manteria a vinheta feita para comemorar os 45 anos que dedicou à desinformação e à domesticação do povo brasileiro (sem contar seu esforço de sustentação ao regime militar e à direta nacional e internacional), tarefa que, aliás, não obteve pleno ou duradouro sucesso.


A mensagem central do filme promocional em testilha trata-se de típico ato falho. Diz a Globo, pela boca de seus empregados, que “todos queremos mais”, quando na verdade pretendia afirmar “o Brasil pode mais”, coincidentemente o slogan da candidatura tucana à presidência da República (assim como também foi uma concorrência casual o número 45; aliás, dirão os gozadores de plantão: a Rede Globo não tem culpa de o PT ainda não existir quando do seu 13° aniversário...).

Estivesse vivo, Sigmund Schlomo Freud prestaria os esclarecimentos que a situação requer. O pai da psicanálise explicaria que o ato falho é um equívoco da fala, na memória, provocada pelo inconsciente. Melhor dizendo: mediante o ato falho, o desejo do inconsciente é realizado.

E qual é o desejo inconsciente e inconfesso da família Marinho e de seus bajuladores? Eleger Serra e restabelecer no país o sistema de capitanias (delegação da tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas a particulares). A Globo seria a primeira donatária a recerber mercês de D. FHC II (José Serra adotaria essa titulação, caso fosse eleito. Claro que o povo não vai permitir).

Pois entendo que reprimir esse desejo inconsciente dos senhores da Globo não é o melhor caminho a ser trilhado. É salutar para a democracia que o PIG, de forma transparente, admita abertamente seu incondicional apoio à candidatura do PSDB-DEM e às forças reacionárias. E, logicamente, garanta o mesmo espaço para os outros candidatos, a fim de que se preserve a isonomia entre os postulantes ao Planalto.

Assumindo o lado em que a Globo pretende pelear, fica mais fácil para o povo escapar da manipulação do PIG.

Vai Globo. Coragem. Dê um basta à hipocrisia generalizada! Assuma o teu compromisso com o José Serra!

O ato falho, abaixo:



Do Blog do Charles Bakalarczyk

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...