Após entrar na corrida pelo governo de Pernambuco, o dissidente pemedebê Jarbas Vasconcelos abriu negociações para a composição de sua chapa.
Só dispõe, por ora, de um candidato ao Senado: Marco Maciel (DEMo). Busca um nome para a segunda vaga de senador e para a vice.
Presidente do PPS-PE, o deputado federal Raul Jungmann deve se mudar de ringue. Em vez de concorrer à Câmara, vai brigar pelo Senado.
Jungmann vai à chapa de Jarbas no lugar do senador Sérgio Guerra. Presidente do PSDB federal, Guerra fará caminho inverso ao de Jungmann.
Desistiu de reeleger-se senador – desafio que as pesquisas prenunciavam como duríssimo. Para atenuar o risco de infortúnio, preferiu concorrer à Câmara.
Em privado, Jungmann revela-se disposto a arrostar o desafio do Senado. Jarbas vê o nome dele com olhos amistosos. É coisa quase certa.
Definidos os dois candidatos ao Senado – Maciel e Jungmann — restará escolher o vice. Por ora, sabe-se apenas que será um tucano.
Em contatos mantidos com Sérgio Guerra abaixo da linha d’água, Jarbas esboçou o perfil que considera ideal.
O candidato quer um companheiro de chapa que ajude a compensar sua principal fragilidade: a escassez de votos no interior do Estado.
O cesto de votos de Jarbas é maior na capital, Recife. Ali, chega mesmo a prevalecer sobre seu rival, o governador Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição.
É nos fundões de Pernambuco que Campos recolhe o grosso das intenções de voto que o acomodam na liderança das as pesquisas.
Daí o interesse de Jarbas por um tucano que tenha fôlego para alçar vôo no interior.
No mais, Jarbas, um dissidente do PMDB federal, negocia com seus aliados – PSDB, DEMo e PPS — uma estratégia para estancar uma sangria aberta pelo inimigo.
Gestor de arcas fartas, tonificadas por convênios firmados com Lula, o amigo-presidente, o governador atraiu para sua canoa prefeitos tucanos e demos.
Sem alarde, Campos logrou amolecer os pendores oposicionistas de cerca de duas dezenas de prefeitos filiados a legendas do campo adversário.
Depois de admitir-se candidato, na semana passada, Jarbas tenta fechar a porteira da oposição e atrair de volta parte do rebanho desgarrado.
By: Blog do Josias
Nenhum comentário:
Postar um comentário