Presidente do PSDB afirma que Luz para Todos foi criação do governo FHC
Na Folha Online
O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou em nota que a pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, mentiu na propaganda do PT ao dizer que o programa Luz para Todos foi criação sua.
Segundo ele, o programa foi criado durante o governo Fernando Henrique Cardoso e tinha o nome de Luz no Campo".
Na propaganda do PT, exibida ontem a noite, o presidente Lula diz que a proposta do programa foi de Dilma. "Uma das coisas que mais me impressionou foi o dia que a entrou na minha sala me propondo o Luz para Todos", diz Lula.
O senador afirma que a propaganda do PT não o surpreendeu. "Nós já tínhamos avisado mais de uma vez. O PT e a sua candidata mentem e desrespeitam a lei faz tempo. Não foi a primeira vez nem será a última", afirma.
Segundo o presidente tucano, o dano causado pela peça petista é "irreparável", uma vez que o PT já veiculou todas as propagandas a que tinha direito neste ano.
Em nota da liderança do PSDB na Câmara, o deputado João Almeida (BA), afirmou que o programa foi criação sua.
Segundo ele, o governo Lula mandou em 2003 para um Congresso uma medida provisória que tratava apenas do programa de distribuição de energia. O deputado diz que, ao ser designado relator da medida, procurou parlamentares do PT para propor a universalização do fornecimento de energia.
"Eu incluí nessa MP a legislação básica para a construção do programa Luz Para Todos", diz Almeida.
Outro lado
O secretário de comunicação do PT, André Vargas, rebateu as declarações de Guerra. De acordo com ele, a questão sobre o programa não é temporal, mas de dizer quem colocou o programa em prática. "O fato concreto é que todos sabem quem fez o programa. O povo é quem vai julgar."
Para ele, a oposição usa a tática de dizer que tudo de bom que foi criado no governo Lula foi obra do governo FHC. "Mas, está difícil convencer e a opinião pública disso."
Nenhum comentário:
Postar um comentário