terça-feira, 1 de junho de 2010

CELSO AMORIM: LIBERAÇÃO IMEDIATA E INCONDICIONAL PARA IARA LEE

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim disse, no fim da tarde desta terça-feira (1º), acreditar na “imediata” e “incondicional" liberação da cineasta brasileira, Iara Lee, que estava em uma das embarcações do comboio de ajuda humanitária atacado por Israel a caminho de Gaza. Israel já anunciou que vai deportar centenas de pessoas que foram presas por integrar o combio.

Depois de ser localizada, a brasileira foi encaminhada para uma prisão, onde aguarda a deportação.

Segundo o chanceler, a cineasta está bem e deve ser liberada logo, depois da manifestação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para que todos sejam soltos.

“Não é só porque é uma cidadã brasileira e totalmente pacífica e pacifista, mas também porque é uma exigência do Conselho de Segurança da ONU, porque faz parte do proposto pelo presidente do Conselho de Segurança da ONU que todos aqueles que foram presos devem ser liberados imediatamente. E a nossa expectativa é de que ela seja liberada pronta e incondicionalmente”, afirmou.

Amorim chamou de “absurda” a alegação israelense sobre a motivação da prisão dos ativistas que estavam nos navios do comboio de que eles “estariam entrando irregularmente” em Israel. O ataque causou a morte de até nove pessoas e feriu dezenas.

O ministro reforçou que a diplomacia brasileira respondeu rapidamente à demanda de libertar a brasileira, ao enviar um agente de negociação nesta segunda-feira (31), que conseguiu contato com ela por meio de um agente penitenciário.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...