segunda-feira, 28 de junho de 2010

A OPOSIÇÃO QUE LULA E DILMA PEDIRAM A DEUS

Vez por outra, oposicionistas afirmam, em tom de resignação, que é duro se contrapor a Lula. E, de fato, deve ser complicado ter como adversário um líder carismático e dono de uma popularidade inabalável.
Entretanto, do modo como tem agido nos últimos dias, a oposição só contribui para piorar sua situação. A indicação do senador paranaense Álvaro Dias (PSDB) para a vice na chapa de José Serra (SP), acendeu a brasa do fogo amigo e o palanque do presidenciável tucano incendiou.
O DEM, que esperava ficar com a vaga, desde sexta-feira vem se queixando publicamente. E as críticas, feitas em tom de indignação, não se restringem à escolha em si. Os ataques chegam à inexpressividade eleitoral de Dias e à incapacidade de articulação política de Serra.
O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ) bateu o pé. Diz que não aceita chapa puro sangue e assinou como “frase do dia” no site do partido uma ameaça de rompimento: “O DEM não apóia, mas vocês (PSDB) têm o direito de irem sozinhos para a eleição”.
As queixas geraram reações de lideranças do PSDB, a exemplo do ex-governador de Minas Aécio Neves. Ele disse entender a insatisfação dos democratas, mas cobrou apoio à decisão em nome do projeto Serra. O presidente do PPS, Roberto Freire, foi mais longe.
Avaliou que o DEM está criando um impasse e trabalhando em equívoco. O próprio Álvaro Dias, que chegou a afirmar que declinaria do convite caso o DEM saísse da aliança, voltou atrás. Como justificativa, disse que não tinha o direito de abrir mão da convocação.
Por sua vez, Serra não deu um pio sobre a indicação. Esse silêncio, aliás, parece ter atiçado mais ainda a ira do DEM, que por não ter sido consultado ou comunicado previamente, fala em traição e golpe. Diante do desprestígio que diz sentir, o DEM avisa que declarará apoio a Serra, mas lançará candidato próprio a vice.
Como se vê, a convenção que o partido fará na próxima quarta-feira promete se transformar numa espécie de ‘grito dos descontentes’. E a oposição, metida num imbróglio desse nível, convivendo com divergências e ainda com o risco de se rachar, só age em favor dos governistas.
Já há quem diga que Lula e sua candidata, Dilma Rousseff (PT), têm os oponentes que pediram a Deus. (A foto é de Alcione Ferreira).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...