Ao mesmo tempo em que a administração do presidente Lula chega hoje uma aprovação de 95% dos pernambucanos, a candidata do PT à Presidência da República, ex-ministra Dilma Rousseff, tem 50% da preferência dos eleitores do estado.
Os dados são de pesquisa do Instituto Exatta, publicada hoje no Diario. O percentual é alto, ainda mais se comparado aos 24% alcançados por José Serra (PSDB) e aos 3% obtidos por Marina Silva (PV).
Porém, pode ser entendido como tímido diante da espetacular performance da gestão de Lula, seu padrinho político.
Entre os especialistas em números, previsões e construção de cenários, Dilma dará um ‘banho’ na concorrência no Nordeste, em Pernambuco em especial. E, pelo que se vê até agora, a ex-ministra caminha para isso.
Afinal, a campanha ainda nem começou de fato e, sabe-se, o embate esquentará quando o guia de eleitoral entrar no ar em agosto.
Nas TVs e rádios de todo o país Lula pedirá ‘oficial e legalmente’ votos para a pupila. Trabalhará para fazer com que o imprevisível fenômeno da transferência de votos aconteça em toda a sua plenitude.
E aí, dizem os analistas, a petista, já em situação confortável hoje em Pernambuco, não verá ninguém pela frente.
Serra e Marina terão de suar muito para reverter a situação. Restam ainda 21% de indecisos, aqueles que ainda não sabem como responder em quem votarão ou que até o momento não simpatizam com nenhum dos nomes postos.
É esse público que deve ser o alvo do tucano e candidata verde. Mas, vale lembrar, esse contingente também pode não resistir aos apelos de Lula e seus 95% de aprovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário