domingo, 1 de agosto de 2010

DESTINO DE SERRA E ÍNDIO É O LIXO DA HISTÓRIA

Ao afirmar que “o PT é chavista, que mantém relação com as Farc, e prima por desrespeitar direitos humanos”, Serra incorporou a visão de mundo da nova direita. Um estrato que, ameaçado pela abrangente emergência social promovida nos últimos oito anos, destila raiva e ressentimento.
E finalmente descortinou-se – sob os estarrecidos olhares dos eternos ingênuos – a verdade que todos, há muito tempo, já conheciam. A fluidez do processo político brasileiro, suas clivagens e crises que podem decorrer da percepção de resultados eleitorais adversos, levaram o candidato José Serra a revelar sua verdadeira natureza de classe. Reativando um surrado discurso udenista, o ex-presidente da UNE passou a endossar o protofascismo de sua base de sustentação.

O trecho acima é do artigo “Serra e Índio: qual é o apito?”, do professor de sociologia Gílson Caroni Filho e foi publicado no site Carta Maior. Ele teve a gentileza de me enviar pelo Facebook do Brizolaco.com (legal se você vier participar também) e autorizar a publicação aqui.
Caroni diz que esta assunção por Serra da linguagem udenista desmistifica a visão de que o que se jogaria nestas eleições seria apenas uma disputa de espaço entre posições semelhantes,  e revela a fragilidade analítica dos que  não souberam distinguir no governo Lula  senão uma continuidade pura e simples da gestão FHC. É ótima leitura e, ainda mais, ótima reflexão.
Embora no PT, como em todos os organismos deste país e mundo afora a lógica (se é que se pode chamá-la assim) neoliberal tenha feito estragos, permanece na esquerda brasileira aquilo que faz dela esquerda: uma ligação inquebrantável com o progresso da população e do país.

Um comentário:

ailton martins disse...

Olá td bom, estou passando para divulgar este documentário se puder der uma olhada. Obrigado.

Sensibilizador documentário "Nos Olhos da Esperança". http://nosolhosdaesperanca.blogspot.com/ É verdade, justiça tardia é injustiça!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...