quinta-feira, 5 de agosto de 2010

NOVO VÍDEO DO GP DE HOCKENHEIM COMPROMETE A FERRARI, MOSTRA A PREPOTÊNCIA DE ALONSO E CONFIRMA MASSA COMO SEGUNDO PILOTO DA ESCUDERIA ITALIANA

Chamada: Alonso assume a pole, F1
Felipe Massa recebe a ordem e abre passagem para Alonso vencer o GP da Alemanha (Foto: Getty Images)
O site oficial da Fórmula 1 publicou nesta quinta-feira seu tradicional vídeo dos melhores momentos do GP da Alemanha e do vexame da Ferrari em Hockenheim. Além das imagens, a edição oficial mostra outros momentos da conversa pelo rádio da equipe italiana com Felipe Massa e Fernando Alonso, o que pode complicar muito a vida do time vermelho no julgamento no Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), no dia 8 de setembro em Paris.
As novas conversas pelo rádio reforçam as suspeitas de que o trecho "está mais rápido que você" era um código pré-combinado pela Ferrari com seus pilotos. Quando Rob Smedley, engenheiro de Massa, disse a frase pausadamente ao brasileiro, no trecho flagrado pela transmissão oficial de TV, a ordem significava que ele abrisse caminho para Alonso vencer a corrida em Hockenheim (assista, abaixo, ao novo vídeo publicado, nesta quinta-feira, no site oficial da Fórmula 1. As cenas com Massa e Alonso são constrangedoras e comprometedoras - nota da editoria-geral do Terra Brasilis).
Um dos novos trechos da conversa pelo rádio publicada no site oficial da Fórmula 1 mostra Smedley avisando Massa, bem antes de ele abrir passagem, que Alonso estava mais rápido. O engenheiro pedia ao brasileiro para andar mais rápido na corrida.
- Você precisa melhorar seu ritmo, porque Fernando está mais rápido.
Na disputa com Alonso, logo após os pit stops de ambos, Smedley avisa que o espanhol está muito próximo. Neste momento, no entanto, ainda no início da corrida, ele pede que o brasileiro defenda.
- Ele está muito próximo. Ele (Alonso) vai tentar ultrapassar - você precisará se defender.
Logo após esta defesa de Massa, a transmissão oficial mostra o rádio de Alonso em que ele chama a situação de "ridícula". O espanhol começou a reclamar do ritmo do brasileiro logo após o pit stop. Neste momento, a equipe respondeu que não poderia fazer nada. Então, Alonso deixou Massa abrir uma vantagem próxima aos quatro segundos. Andrea Stella, engenheiro do bicampeão, disse que estava preocupado com o aumento da distância, mas o piloto disse que recuperaria. Em cinco voltas, o espanhol já estava colado na asa traseira do companheiro.
Após o esforço, Alonso reclama novamente com seu engenheiro. A frase reforça as suspeitas de que ele pressionou a Ferrari para que ela mandasse Massa passar.
- Estou muito mais rápido que Felipe.
Stella responde rapidamente ao espanhol, não deixando que ele se alongasse muito em suas reclamações pelo rádio do carro.
- Entendi a mensagem. Entendi a mensagem.
Em seguida, Massa receberia três vezes o comando para deixar o espanhol passar. Ele ignorou duas, mas teve de obedecer na terceira, falada pausadamente e de maneira bem clara, como mostrado na transmissão oficial. Enfim, Felipe resolveu tirar o pé e Alonso assumiu a ponta da corrida. Após a manobra, ele ouviu outra mensagem de Smedley, se desculpando pelo "incômodo".
Após dar passagem e ver Alonso vencer a corrida, a comunicação de Massa pelo rádio após cruzar a linha de chegada não é das mais animadas. Frustrado, o brasileiro dá parabéns ao time.
- O que posso dizer? Parabéns ao time.
Após a corrida, a Ferrari foi considerada culpada por fazer jogo de equipe e recebeu uma multa no valor de de US$ 100 mil (cerca de R$ 178 mil), aplicada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o julgamento na posterior reunião do Conselho Mundial, que está marcada para o dia 8 de setembro, na sede da Place de la Concorde, em Paris.
Do Portal G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...