A “hora da virada” com que a campanha serrista disse estar reagindo, depois da rodada anterior das pesquisas era, apenas, a virada golpista de levar o processo eleitoral para fora do voto. Porque, em matéria de preferência do eleitor, acontece com a candidatura Serra o mesmo que se pasa com a sua respeitabilidade: afunda-se, sem jeito de consertar.
Agora de manhã são os números do Datafolha que também não ousam compartilhar a “luta” dos meios de comunicação para dar sobrevida a Serra. Os 20 pontos da sondagem anterior (49%, Dilma; 29%, Serra) ampliam-se para 22, com 50 para a candidata de Lula e 28 para o candidato (ou ex-candidato) de FHC.
A vantagem de Dilma se consolida em todas as regiões, como você pode ver no gráfico aí ao lado. Nem mesmo no Sul, que os institutos apontavam como “bóia de salvação” para compensar a adesão maciça do Nordeste a Lula e sua candidata, atrevem-se a negar a escalada:da derrota por dois pontos que lhe atribuíam há 15 dias (38% contra 40% de Serra), o Datafolha agora já admite que Dilma tem uma respeitável vantagem de 13 pontos, maior até que os 11 pontos que lhe atribuem no Sudeste.
Agora de manhã são os números do Datafolha que também não ousam compartilhar a “luta” dos meios de comunicação para dar sobrevida a Serra. Os 20 pontos da sondagem anterior (49%, Dilma; 29%, Serra) ampliam-se para 22, com 50 para a candidata de Lula e 28 para o candidato (ou ex-candidato) de FHC.
A vantagem de Dilma se consolida em todas as regiões, como você pode ver no gráfico aí ao lado. Nem mesmo no Sul, que os institutos apontavam como “bóia de salvação” para compensar a adesão maciça do Nordeste a Lula e sua candidata, atrevem-se a negar a escalada:da derrota por dois pontos que lhe atribuíam há 15 dias (38% contra 40% de Serra), o Datafolha agora já admite que Dilma tem uma respeitável vantagem de 13 pontos, maior até que os 11 pontos que lhe atribuem no Sudeste.
Aliás, é só por “estacionarem” Dilma no Sudeste e no Nordeste que a diferença não se aproxima dos 28 pontos registrados pela última pesquisa Vox Populi. Segundo o Datafolha, os votos nordestinos seguiriam sendo na mesma faixa, 61% a 20% pró-Dilma, quase o mesmo que registraram nos dois primeiros dias de propaganda eleitoral, quando registraram 60 a 22% para a candidata petista.
Estranho que ali, onde o potencial de crescimento do voto pró-Lula e o efeito naturalmente maior da informação de que ela é sua candidata, dado pelo – como chamam lá – “guia eleitoral” tenha produzido tão pouco efeito. No Centro-Oeste/Norte, onde o efeito deceria ser idêntico, esta diferença até cai. Dos 50 a 27% registrados na pesquisa realizada em 20 de agosto, a diferença passa a ser de 51% a 29%. Seria o efeito dos editoriais de O Globo e do Estadão nas comundades á beira do Rio Madeira?
Do Tijolaço.com
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