quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Argumento educacional - atualizado

Candidato Serra,

Você diz que sente orgulho de ter estudado na escola pública. Eu também me orgulho. Só que você estudou quando era de qualidade. Naquela época, o filho do trabalhador, da classe média e do rico estudavam na escola pública. Mas, depois de 8 anos de Fernando Henrique Cardoso, e 16 anos de PSDB em São Paulo, só ficou o filho do trabalhador. A classe média e o rico saíram da escola pública porque vocês do PSDB acabaram com ela.
Nem vou perguntar ao Serra se ele colocaria alguém de sua família na escola pública do PSDB, porque os  PSDBbistas dizem que é maravilhosa, por que já tenho a resposta: Nenhum membro de sua família  ou de família dos políticos do PSDB estudaram na escola pública paulista nos 16 anos de governo do PSDB, porque mesmo eles não acreditam nela.
Além de piorarem a educação pública por falta de investimento nestes anos, com a promoção automática pioraram ainda mais. Você vai dizer que a progressão continuada é coisa do Paulo Freire. Mas existe enorme diferença entre progressão continuada e promoção automática que vocês fizeram. Você também vai falar em IDEB. Mas 50% do IDEB está relacionado a aprovação e frequência do aluno na escola. Como sua escola não reprova, já vocês garantiram os 50 % de aprovação. O IDEB é um exame entre escolas públicas. Se fizermos comparação entre as escolas estaduais paulistas no ENEM em relação às escolas privadas, a escola pública melhor colocada fica depois de cerca de 2 mil escolas pagas. (verificar a colocação). Entre as melhores escolas públicas, estão as Escolas Técnicas Federais que você tanto critica.
Outro ponto negativo do seu governo em São Paulo, que além dos 100 mil professores temporários, porque não existe concurso, você tratou os professores com falta de respeito e dignidade, aviltando os salários, tratando-os com cassetetes. Seus governos bloquearam na justiça o Piso Salarial Profissional Nacional dos professores  aprovado pelo Lula. Como, agora você vem aqui dizer que vai tratar os professores com respeito.
Você diz ainda que vai colocar mais uma professora em sala de aula. É só ver nos jornais que faltam professores nas escolas paulistas. Se vocês não conseguem nem colocar um, quanto mais querer colocar dois professores.
Por José Joaquim de Souza - Diretor Escolar no estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...