domingo, 10 de outubro de 2010

Lula e Dilma colocaram o Brasil de pé

No terceiro post da nossa série sobre o livro "O Governo Lula e o novo Papel do Estado Brasileiro", vamos resgatar em que condições estava o Brasil quando Lula assumiu o governo: de joelhos para o Fundo Monetário Internacional.
Escrita por Glauco Faria e editada pela Fundação Perseu Abramo, a publicação completa pode ser lida gratuitamente aqui.
Com Fernando Henrique, o Brasil vivia sob a ameaça da volta da inflação, o aumento do desemprego e a falta de prestígio internacional (tornou-se célebre a atitude de subserviência do ministro das Relações Exteriores Celso Lafer, que tirou os sapatos ao entrar em um aeroporto nos Estados Unidos, colocando um País inteiro de joelhos).

Já sabemos que no governo de FHC e Serra, as diretrizes da política econômica eram ditadas pelo FMI. Agora, é importante destacar que o Brasil construído por Lula e Dilma é credor em relação ao mundo, com mais créditos do que dívidas no exterior. Conforme Faria, "a situação era mais difícil se levarmos em conta que o papel do Estado foi diminuído durante o governo FHC, não só por conta das privatizações e terceirizações,  mas pela própria atuação estatal".

O trabalho de Lula e Dilma na reorientação do papel do Estado, com resgate do planejamento de longo prazo e uma maior participação estatal em todas as atividades, colocou o Brasil ficou de pé novamente, crescendo com sustentabilidade econômica e social.

Leia mais postagens sobre o assunto:

Acompanhe a série sobre o Governo Lula e o novo papel do Estado brasileiro

Como Lula e Dilma iluminaram o Brasil

Sem palavras. Os números comprovam avanços do governo Lula 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...