Após se reunir com o Ministro Cesar Peluso do STF, no Palácio do Planalto, o Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, adiou para hoje (sexta-feira -31/12/10), seu último dia de governo, o anúncio da decisão sobre a questão que envolve a extradição de Cesare Battisti, o ativista italiano que se encontra preso no Brasil, e que é objeto de intensa campanha por parte do governo italiano para que seja devolvido na condição de extraditado e preso aquele país.
A decisão de Lula, que tudo indica será pela negativa da extradição e conseqüente oferta de abrigo político para Battisti, precisará passar por nova análise do STF, e isso só deve ocorrer após o recesso do Judiciário, segundo o Presidente do STF Cesar Peluso.
Errada ou certa, a decisão de Lula e do governo brasileiro é soberana, pode ser objeto de discordância e até de protesto por parte do governo da Itália, mas, dentro do devido respeito ao Brasil e seus poderes. A Itália e seu governo não podem ir além de um milímetro do seu direito de expressar sua opinião, nem pensar que sobre nós, pode exercer algum tipo de pressão, que não se atreveu a exercer sobre a França durante o longo período em que Cesare Battisti lá esteve abrigado pelo governo francês.
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse nesta quinta que classificará como "inaceitável" uma possível decisão pela permanência, de Battisti no Brasil, segundo matéria divulgada pela grande imprensa. Problema de Berlusconi, ele que fique com sua inconformação.
O Senhor Silvio Berlusconi, com todo o respeito que a Itália e seu povo merecem, não está em condições de dar lição de moral em quem quer que seja. Sua conduta absolutamente depravada e imoral, suas ligações em atos de orgias sexuais inclusive com menores de idade, suas ações para intimidar a justiça italiana frente às diversas ações em que aparece como investigado, até mesmo por possíveis ligações com a Máfia, não lhe permitem ir além de uma posição formal.
Se a decisão for a de que Battisti fique aqui, ponto final, respeite-se. Se ele é um criminoso como dizem, ao menos ele já pagou na cadeia muitos anos de sua vida, enquanto outros criminosos bem piores andam soltos por aí.
Um exemplo? George W. Bush, um criminoso de guerra, que descansa tranquilamente em seu “rancho”.
Do 007BONDeblog
2 comentários:
Belíssimos comentários sobre a questão envolvendo Cesare Battisti! Parabéns!
Obrigado, caro Lucas Rafael, pelo comentário.
Grande abraço!
Postar um comentário