quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

HOMOGENEIZAÇÃO DA CULTURA.


Lá se vão às águas rio, enquanto nas margens a história viva teima em resistir, nas faces talhadas pelo tempo.
Sem muitos registros, muito se parecem às pegadas em solo arenoso, por mais profundas que sejam, os sulcos aos poucos vão perdendo a forma e sumindo.
Tanta gente, tanta história presentes nas receitas e no modo peculiar de falar, nos causos e nas melodias que, quase sempre, tem o ritmo das águas, aos poucos vai sucumbindo a pasteurização da cultura, lentamente.
A diversidade cultural brasileira vem sendo pasteurizada.
O processo é muito claro.
Primeiro pelo rádio e TV.
Sumiram as programações regionais e, quando existem, convenhamos, com raras exceções, aquilo que chamam de produção local já sofreu um processo de “enlatamento” que difere muito pouco, a não ser pela qualidade, da programação nacional.
Breve, talvez já existam propostas de fazerem as versões regionais dessas “geniais” criações em que a explorar a vulgaridade, o descompromisso com qualquer valor e o comprometimento da dignidade humana em troca de premiações, levadas aos brasileiros como realidade.
Ao contrário do que se diga que não é comercial, não é vendável, produções ligadas a nossa história, nossa gente, basta ver que as maiores audiências, no formato mini-série, principalmente, exploram temas locais.
O problema não é comercial. É ideológico.
É político. Mas essa tragicomédia, por mais terrível que seja, rindo de nossa dor, possamos sair da reflexão meramente para a ação transformadora e todos os instrumentos de cultura e de comunicação sejam utilizados para que a pegada, a luta dessa gente que constrói o Brasil, não importa a sua atividade, nem seu local de origem seja respeitado e como Abaporu possamos deglutir e não apenas assimilar a influência externa.
Queremos promover a cultura e não a homogeneização.
Quero ouvir os causos, a música, o teatro, o cinema, rádio e TV com os sotaques tão nossos. Senhores legisladores, creio que não é pedir de mais.
Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...