O Luís Nassif postou, em seu portal, a notícia [enviada pelo leitor Rabuja, a partir de um site católico] de que o excepcional cientista Miguel Nicolelis [1] havia sido nomeado pelo papa Bento XVI para a Pontifícia Academia das Ciências [2]. Esta notícia desencadeou pontos de vista os mais diversos.
Leitor do blog do Nassif, Nicolelis se manifestou em relação ao que ele denominou de "besteirol e absurdo" exposto nos tais comentários.
Leia, abaixo, a notícia publicada no Arautos do Evangelho e, em seguida, a resposta de Nicolelis no portal Nassif.
Bento XVI nomeia neurocientista brasileiro para a Pontifícia Academia das Ciências
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 07-01-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI fez um importante reconhecimento a um cientista brasileiro nesta quinta-feira: o neurocientista Miguel Nicolelis, docente na Duke University, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi nomeado pelo pontífice membro ordinário da Pontífícia Academia para as Ciências, do Vaticano.
Prof. Nicolelis é formado em Medicina e tem doutorado em neurofisiologia |
O dicastério é responsável pela discussão e reflexão de temas científicos importantes para a Igreja. Fundado em 1603 sob o nome de Academia dos Liceus, tem entre seus antigos membros Galileu Galilei. Hoje, a Academia reúne 80 acadêmicos pontifícios de diversas partes do mundo nomeados pelo Papa.
O professor brasileiro Miguel A. L. Nicolelis leciona Neurociências, Neurobiologia, Engenharia Biomédica e Psicologia na prestigiosa Duke University, onde também é co-diretor do Centro de Neuroengenharia.
Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, onde obteve um doutorado em Neurofisiologia antes de partir para os EUA, o cientista se destacou, entre outras coisas, no desenvolvimento e implementação de uma técnica neurofisiológica que permite a medição da atividade dos neurônios de forma simultânea e que se concentra sobre as interações de conglomerados de neurônios por todo o cérebro.
Além disso, o cientista, que é também diretor científico do Instituto Internacional Lily Safra de Neurociências, em Natal (RN), e membro das Academias Francesa e Brasileira de Ciências, desenvolveu uma abordagem integrativa no estudo das doenças neurológicas e psiquiátricas, como o Mal de Parkinson, a epilepsia, a esquizofrenia e transtornos associados à deficiência de atenção, e trabalhou ainda no campo da plasticidade sensorial, do gosto, do sono, das recompensas e do aprendizado.
No comunicado que anunciou o convite feito pelo Papa a Nicolelis, o Vaticano apresenta o neurocientista brasileiro como "um pioneiro no desenvolvimento e implementação de um novo método neurofisiológico" que abriu um "novo campo" nesta área de investigações.
Nicolelis contra o patrulhamento
Por Miguel Nicolelis
Sou leitor assíduo desse blog, então não tinha como me conter e resolvi responder aos absurdos postados nesse tópico que diz respeito a mim (clique aqui).
Primeiro, sou um cientista brasileiro, ateu, pró-legalização do aborto, pró união civil dos homosexuais e pró Dilma. Fui convidado a me tornar membro da mais antiga academia de ciencias do mundo, a mesma de que Galileu Galilei foi membro. Aceitei o convite, pois esse foi feito com a garantia que a academia se interessa pela minha ciência e não pela minha opção (ou falta de opção) religiosa.
Espanta-me verificar que mesmo num site progressista ocorra o grau de patrulha ideologica (ou religiosa) que encontrei nos comentarios [postados] [...].
Meu outro colega de Academia é o físico Stephen Hawking, que professa as mesmas opiniões que eu. Agora eu me pergunto, a troco de que eu iria recusar a oportunidade de bater bons papos com um dos maiores fisicos da história?
A Academia de Ciências deixa claro nos seus estatutos que nenhum dos seus membros precisa acreditar em Deus ou ser membro da religião católica.
Entao, a título de esclarecimento, gostaria de deixar registrado que toda vez que eu for convidado a participar do mesmo clube frequentado por gente como Galileu e Stephen Hawking, vocês podem estar certos que eu vou aceitar. Mesmo que fosse a Academia de Ciências da Gaviões da Fiel! E para um palmeirense dizer isso nao e' fácil, não. Portanto, menos meus amigos, menos. Guardem o besteirol para outros cristãos e poupem o pobre ateu aqui de ler tanto absurdo.
Comentário
Da série "patrulhamento é um saco".
Do Nassif
2 comentários:
Nicolelis é uma pessoa humana maravilhosa.
Interessante que ele não vê Deus nesses tão complexos neurônios... e é justamente lá que eu percebo o Criador.
Mas, aceito e faço parte da mesma humanidade do nosso Nicolelis. Ele que não crê e serve ao próximo, me ensina a respeitar a todos, com suas crenças e descrenças.
Abraço fraterno.
Apois tá dito, cumpadi!
Acrescento, apenas, que não é Deus quem me desnorteia, mas os homens. Homens que empunharam [e ainda empunham por outros modos] espada numa mão e na outra um crucifixo; homens que desenham um Deus Branco de olhos azuis em detrimento de um Deus negro.
Fico com Frei Chico de Assis, com Nicolelis e outros mais que trazem o verdadeiro Deus: amor ao próximo.
Abs!
Postar um comentário