Quando me deparo com farta manifestação (aqui) de jovens no twitter que ignoram por completo a nossa Constituição , não reconhecem uma autoridade, não sabem sequer o significado de crime de Segurança Nacional, confundindo espaço público com o privado e por isso desabafando de forma absolutamente displicente, longe de qualquer constrangimento, o desejo reacionário de ver a Presidenta Dilma Rousseff , eleita de forma democrática pela maioria do povo brasileiro, assassinada por um atirador de elite, além de ser sacudida pela indignação também o sou pela indagação a respeito das causas que conduzem jovens a tão virulenta atitude.
Por que nossa sociedade está produzindo, cada dia mais, jovens intolerantes a diferença e reagindo violentamente ao Estado democrático (não respeitando a soberania do resultado das eleições) se em quaisquer escolas (públicas ou privadas) , destacado no Regimento Escolar, há um objetivo a ser alcançado : contribuir com a formação de cidadãos que utilizando dos conhecimentos adquiridos,analisem crítica e criativamente a realidade, participando dela de maneira coerente com os princípios democráticos ?
Será que a Escola debate, estuda, compreende o significado dos conceitos de cidadania e de democracia estampados em seus Regimentos Escolares? O ensino destes conceitos se restringe às aulas de Filosofia? E como está sendo praticado este ensino que desde 2008 é obrigatório constar do currículo do Ensino Médio em função da Lei No11.684, que altera o artigo 36 de LDB (Lei no 9.394/1996)? Mas de qual cidadania e democracia se fala ?
Será que a escola tem a preocupação de apresentar aos alunos o seu próprio Regimento Escolar , a lei maior da escola , discuti-lo e submetê-lo a apreciações dos mesmos , sobretudo, ao que tange aos seus direitos e deveres? E a Constituição Federal? E as demais leis? Eles entendem quais são os poderes da União e que todo o poder emana do povo , que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente nos termos da Constituição Federal? Participam do Conselho de Escolar? Na escola quem promove debates a este respeito?
Em 2010 escrevi a respeito do bulliyng eleitoral (aqui) e da responsabilidade da escola em relação a ele e neste início de 2011 me vejo novamente discutindo o mesmo, principalmente porque o episódio ocorrido no dia 01/01 é posterior àquele da usuária do twitter, estudante de Direito que , juntamente com muitos outros usuários, publicou comentários ofensivos e preconceituosos contra o povo nordestino e que está respondendo pelos crimes de racismo e incitação pública de ato delituoso.
As manifestações criminosas destes jovens contra a Presidente Dilma Rousseff não podem ficar impunes. Se a família não ensina, se a escola não ensina,então, que seja a lei a ensinar, de forma exemplar, o que é certo e o que é errado em uma sociedade democrática.
As manifestações criminosas destes jovens contra a Presidente Dilma Rousseff não podem ficar impunes. Se a família não ensina, se a escola não ensina,então, que seja a lei a ensinar, de forma exemplar, o que é certo e o que é errado em uma sociedade democrática.
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