terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Itamaraty confirma que navio resgatará 183 brasileiros na Líbia

O Itamaraty confirmou à Folha por telefone que os 130 funcionários da empreiteira Queiroz Galvão além de seus 53 familiares atualmente na cidade de Benghazi, na Líbia, serão resgatados por um barco particular financiado pela própria empresa entre a quarta (23) e a quinta-feira (24), que os levará até a ilha de Malta (país membro da União Europeia).

O Ministério das Relações Exteriores indicou que a Queiroz Galvão procurou o governo brasileiro em busca de ajuda para montar a logística emergencial da operação.

"Fizemos uma ronda em todas as embaixadas do Mediterrâneo, incluindo Roma, Cairo e Atenas. O embaixador brasileiro na Grécia intermediou o contato entre a Queiroz Galvão e a empresa de transportes", informou a assessoria de imprensa do Itamaraty.

Marcelo Correa/Arte Folha

Os 183 brasileiros embarcarão no porto de Benghazi e serão levados até Malta, de onde devem regressar por via aérea ao Brasil, provavelmente com escalas em grandes aeroportos europeus como Paris, Frankfurt ou Lisboa.

O Itamaraty não confirmou a origem da embarcação. Não há confirmação de que o navio partirá da Grécia ou que tenha bandeira grega, mas apenas que foi arranjado com ajuda da embaixada brasileira em Atenas e que terá como destinos Benghazi e Malta.

O órgão não descartou a possibilidade de operações semelhantes caso as outras empresas brasileiras que ainda têm funcionários e seus familiares aguardando saída da Líbia procurem o Itamaraty com a disposição de arcarem com os custos do transporte.

O Brasil até o momento não manifestou intenção de pagar pelo resgate de seus cidadãos na Líbia mas vem prestando auxílio junto ao governo líbio para obter autorizações de atracação e aterrissagem às embarcações e aeronaves fretadas pela iniciativa privada, como no caso da Queiroz Galvão.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...