sábado, 19 de março de 2011

Bolo de rolo: Patrimônio Imaterial de Pernambuco

SÉRIE É COISA NOSSA!!!


O bolo de rolo, iguaria oriunda dos portugueses, foi introduzida no Brasil unicamente pelo Estado de Pernambuco. O verdadeiro bolo de rolo, muitas vezes comparados a outros tipos de "Bolos Enrolados" como Rocambole, bolo de goiaba, entre outros, tem uma receita e forma única de ser feito.

Conta a história que quando as damas de Portugal chegaram ao Brasil, mesmo que tenham trazido seus utensílios de cozinha, faltaram os ingredientes que estavam acostumadas a usar em seus tradicionais doces, como, pêra, marmelo, amêndoas, pinhões, cravo, canela e gengibre. Então o jeito foi substiruir por caju, goiaba, banana, abacaxi, castanha de caju, amendoim, milho, coco.

A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Essa massa é enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente. Uma espécie de rocambole feito com um pão de ló em camadas super finas, é um bolo super fino e delicado.

Durante muitos anos esse bolo ficou restrito aos senhores de engenho, e posteriormente aos governadores de Pernambuco, se tornando popular posteriormente.

RECEITA: BOLO DE ROLO

INGREDIENTES:

250 g de açúcar
250 g de manteiga
6 ovos
250 g de farinha de trigo
Sal
½ lata de goiabada
1 copo de água
½ xícara de açúcar

PREPARO:

Bata bem açúcar e manteiga. Junte as gemas, uma a uma. Acrescente o trigo peneirado, o sal e misture delicadamente. Depois junte as claras em neve. Divida a massa em cinco partes iguais. Coloque cada uma em assadeira rasa, untada com bastante manteiga e polvilhada com trigo. Asse rapidamente, uma de cada vez, em forno quente.

Prepare o recheio misturando goiabada, água e açúcar no liquidificador. Leve ao fogo até ficar um creme homogêneo. Reserve.

Desenforme, virando a assadeira em toalha polvilhada com açúcar.

Recheie com a goiabada derretida e enrole rapidamente, com ajuda da própria toalha.
Repita o processo até a última camada.

Coloque no prato de servir e polvilhe açúcar.


Pela Lei Ordinária Nº 379/2007 o bolo de rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco. 

É POR ISSO QUE DIZEMOS QUE O BOLO DE ROLO É COISA NOSSA!!!!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...