terça-feira, 19 de abril de 2011

Reflexos da parceria entre PSD e PSB: PT e PSDB reagem

O que  se conclui a partir da adesão de um dos líderes mais expressivos do DEM estadual ao PSD, partido que entra na pista da política nacional tendo o PSB como piloto:

O governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, segue firme no objetivo de rodear-se de apoios rumo a projetos certamente mais ambiciosos para o futuro.

Ao avalizar a chegada de André de Paula ao DEM, Eduardo demonstra não ter limites na função de minar a oposição e fortalecer o seu palanque.

Com a aliança em contrução com o PSD, o PSB ganha bases fortalecidas em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, onde, em 2010, concorreu ao governo com Paulo Skaff e ficou com 4,5% dos votos.

A investida do PSB já fez o PT reagir. Em São Paulo, o partido reforçou a oposição a Kassab e anunciou que lançará candidato a prefeito da capital em 2012.

A postura do PT tem a ver com 2014. O partido sabe que com o PSB reforçado com o PSD, os socialistas chegarão com maior poder de fogo na sucessão de Dilma Rousseff. Eduardo virou alvo a ser combatido.

A proximidade de Eduardo com Kassab incomoda também PSDB, principal legenda de oposição. Vale lembrar que muitos tucanos (de São Paulo principalmente) estão aderindo ao PSD.

Aécio Neves teria trabalhaado para inviabilizar a fusão do PSD com o PSB. Teria colocado o governador Geraldo Alckmin (SP) em campo para frear Kassab, de quem é aliado em terras paulistas.

Do mesmo modo, o PT nacional estancou os afagos de Dilma Rousseff a Kassab. Não quer a presidenta conferindo prestígio ao partido que nasce como parceiro do PSB. 

André de Paula, ao que tudo indica, desvencilhou-se de aliados que viviam no tempo do “império”, como afirmou Lula ao se referir a Marco Maciel na campanha de 2010.

Na época, Maciel era candidato à reeleição ao Senado e Lula o principal cabo eleitoral dos aliados Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB) que concorriam à Casa Alta.

Aliás, ex-aliados de André dizem que estava dificil para o ex-deputado fazer política sem mandato e na oposição e que a associação do DEM à ditadura militar piora as coisas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...