sexta-feira, 20 de maio de 2011

Agente usa "colar de algemas" ao escoltar assassina e pode ser punido

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira (19) que o policial Jorge Luís de Oliveira Valente pode ser punido por ter utilizado um "colar de algemas" enquanto conduzia a estudante Verônica Verone de Pádua, 18, na saída da 77ª Delegacia de Polícia (Icaraí). Segundo o órgão, foi instaurado um procedimento administrativo disciplinar na corregedoria Interna. A jovem confessou ter assassinado o amante no último fim de semana em um motel de Niterói, na região metropolitana do Rio.

Valente já foi repreendido pela cúpula da Polícia Civil e estará sujeito a uma suspensão de 41 a 90 dias, se punido for. De acordo com a corregedoria da corporação, a atitude do policial não estaria de acordo com o código de ética que orienta o exercício da profissão - que defende valores como "probidade", "discrição" e "moderação".

"O policial manterá observância, tanto mais rigorosa quanto mais elevado for o grau hierárquico, dos seguintes preceitos da ética: (...) exercer a função policial com probidade, discrição e moderação, fazendo observar as leis com lhaneza", defende o texto do código de ética (Art. 10º).

O agente, que é lotado no Núcleo de Controle de Presos da Polinter, uniu várias algemas a fim de fazer um colar em forma de "x" e as utilizou no pescoço como uma espécie de enfeite. O inquérito foi aberto assim que o corregedor da Polícia Civil Gilson Emiliano viu as imagens nos jornais.

Ele declarou à imprensa que Valente transformara um instrumento de trabalho em "adorno", o que prejudicaria a imagem da corporação no contexto social.

Leia mais aqui.

2 comentários:

helenanunesbrito disse...

Todo policial tem um superior. Onde estava esse superior que não viu o policial usando algemas? Se ele er-
rou, seu superior errou mais ainda, pois não soube fazer uso da sua posição de líder...
Será punido? Se errou deve ser punido. Mas quantos erros há na polícia que não são corrigidos né?
Punir o "homem das algemas" é mais
fácil do que punir corrupções, desvios e etc...

Profdiafonso disse...

Olá, Helena. Boa noite.

De pleno acordo com seu comentário.

Obrigado pela visita.

Abs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...