Louváveis as providências anunciadas pela ministra Isabela Teixeira (Meio Ambiente) diante do alerta dado nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Nos últimos nove meses, o Brasil registrou um crescimento de 27% no desmatamento das nossas florestas, se comparado com o mesmo período do ano passado. Pior, o pico do crime ambiental foi de março a abril deste ano e provocou um estrago de 593 Km2 de vegetação nativa - 473% a mais do que o volume desmatado no mesmo bimestre de 2010.
O Mato Grosso emplaca o pódio do desmatamento com a perda de 480,3Km2 de suas florestas entre março e abril (444% a mais do que no mesmo bimestre de 2010). Nos últimos nove meses, a devastação na região teve um aumento de 47% e representa 80% do desmatamento detectado na Amazônia Legal.
Diante desses dados, fica a pergunta: onde estava a fiscalização? O Estado dispõe de vários instrumentos para coibir esse abuso, como o monitoramento via satélite, o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama), a Polícia Federal, o Instituto da Terra e a Polícia Militar.
A reação do Ministério do Meio Ambiente - insisto - é correta. Criará um gabinete para gerir a crise e 500 fiscais já foram mobilizados para atuar no Mato Grosso. Segundo a ministra Isabela Teixeira, a meta agora é "sufocar o desmatamento" e reduzi-lo até julho. Ela aguarda relatórios oficiais do INPE e descartou o argumento, em voga, de que os proprietários estejam desmatando com olhos numa anistia, supostamente prevista no futuro Código Florestal, em discussão no Congresso Nacional.
Enquanto isso...
Os acordos sobre o novo Código Florestal caminham na Câmara e, tudo indica, o texto final será votado na próxima semana, na 3ª. feira. A garantia é do líder do governo, o deputado Cândido Vaccarezza para quem "não podemos adiar ad eternum esta votação".
A posição do governo, informou o deputado, é contrária à legalização das áreas que já foram desmatadas e à anistia para os que desrespeitaram a lei ambiental. Mas, há acertos quanto à polêmica sobre a permissão das plantações nas Áreas de Preservação Permanente (APPS). A questão havia emperrado a votação na semana passada. Ficou acertado entre governistas e oposição que as plantações realizadas até 22 de julho de 2008 serão validadas no texto final.
http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=1&Itemid=2
9 comentários:
Sinto vergonha de ser brasileiro quando vejo notícias como esta! Estes crimes ambientais afetam a vida do Planeta todo e deveriam ser levados mais a sério, inclusive com ações diretas da Presidência da República.
Caro Alberto,
De pleno acordo com o que sugeres. Crime ambiental deve ser, sim, uma questão de Estado.
Quanto às ações da Presidência, o texto é claro: providências estão sendo tomadas, coisa que governos anteriores a Lula nunca fizeram.
Vale notar que o desmatamento é feito, sobretudo, por grandes agricultores, sedentos por lucros em detrimento da natureza. O agronegócio rende muito dinheiro e os que estão por trás disso são os que votaram em José Serra e são, declaradamente, de direita. Que o diga Kátia Abreu.
Abs!
DiAfonso: OK! Dilma está fazendo a parte dela impedindo que fique pior! É chato culparem sempre "a direita" pelos problemas ambientais (e outros) do país. Somos o povo brasileiro e não "pessoas direitas e esquerdas". Pequenos agricultures também cortam árvores e Lula teve 8 "longos" anos para, pelo menos, diminuir estes desmatamentos que prejudicam a todos nós.
Alberto,
Não acho chato culpar sempre a "direita". Eu tenho o maior prazer [não um prazer mórbido, mas ancorado em abordagens históricas] em declarar que as mazelas por que o Brasil passa [desde séculos imemoriais] é culpa da elite que governou este país.
Historicamente [falo a partir da instauração da República], a "direita" sempre governou este país, Alberto. Isso é fato. De modo que não tenho que culpar ninguém a não ser a "direita".
Sou pessoa, você é pessoa. Mas temos posicionamentos políticos [não necessariamente partidário]. Eu tenho, não sou alienado. Sou de esquerda e essa dicotomia [direita X esquerda], como muitos querem fazer crer, não se extinguiu. Ela ainda persiste.
Você fala como se oito anos de LULA fosse o suficiente para acabar as mazelas deste país. Mazelas estas causadas pela "direita".
Abs!
Outra coisa, Alberto,
Você é uma pessoa inteligente, portanto não tem cabimento sugerir que pequenos agricultores causam estragos nas proporções que estamos vendo... Tenha paciência.
Abs!
Prof.: "Acabar" com as mazelas é impossível mas "diminuí-las" Lula poderia, inclusive a corrupção. Ele teve o povo todo apoiando (inclusive eu) no início do mandato em 2003. Só acho estranho "jogar" toda a culpa para um lado! No caso do Palocci, PMDB e PP votaram contra a "convocação" e, que eu saiba, eles são da "direita". Impunidade no país do foro privilegiado...
Alberto,
Não sejamos ingênuos. "Acabar com as mazelas" é força de expressão. Agora dizer que Lula poderia ter diminuido... Ele diminuiu! Olhe os indicativos, homem! Classe E migrando para D, D para C... Que é isso?!?!
A corrupção está no coração do sistema político brasileiro. Achar que Lula poderia, com o apoio popular, ter interferido de forma definitiva é desconhecer como funcionam as coisas num sistema viciado.
O PMDB é um saco de gatos. Não há projeto de poder que não passe por esse nefasto partido. Se vc provar o contrário, não está mais aqui quem falou.
Não vejo estranheza nenhuma em só culpar um lado. Eu CULPO esse lado, porque ele é o culpado, sim.
Você anda batendo muito na tecla Palocci, mas não se pronuncia quanto aos escândalos do PSDB [Rodoanel, Paulo Preto...]. Como já disse, eu quero que Palocci e todos os corruptos [do PT ou não] se explodam.
Uma última observação sobre apoio popular. Quando o povo é ouvido por quem ele elege? Raramente. Eu, por meu turno, voto em propostas dos candidatos. Quando eles não cumprem, não têm mais o meu voto. No meu caso, o deputado federal que se elegeu com o meu voto e apoiou [nesse caso, Maurício Rands, do PT-PE - o senador e o outro deputado federal foram eleitos para essa legislatura]o aumento salarial para si não terá meu voto. Nem ele, nem integrantes da Frente Popular por Pernambuco.
Abs!
Muitos "rasgaram" uma das bandeiras históricas que fez com que muitos (inclusive este que vos escreve) votarem no PT que foi a da "ética"! O Governador Tarso do PT/RS até agora só criou mais CC's e Assessores além de propor descontar mais taxas do funcionalismo e aumentar impostos. Isso é incoerência. O Governo Yeda Crusius do PSDB/RS foi um horror de escândalos e até hoje ninguém foi punido! O Fantástico vai mostrar roubo de remédios no Sul! Desvios do nosso $. É muita baixaria! Abraço-Boa semana!
Os que rasgam bandeiras históricas são por mim defenestrados.
Grande abraço e boa semana também.
Postar um comentário