"Uma pessoa é uma
pessoa por causa das outras pessoas" (Ditado sul africano da tribo Ubuntu)
pessoa por causa das outras pessoas" (Ditado sul africano da tribo Ubuntu)
A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu. Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo. Então propôs uma brincadeira pras crianças que achou ser inofensiva.
Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!” instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces. Elas simplesmente responderam: “Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”
Ele ficou de cara. Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?
Ubuntu significa: Sou quem sou, por quem somos todos nós!
Fonte: http://br.groups.yahoo.com/group/3setor/messages
via Antonio Prado - Sociólogo gaúcho
via Antonio Prado - Sociólogo gaúcho
4 comentários:
Paloccum corruptum?
Olá, Afonso
Ontem li esse texto num outro Blog e me chamou muitíssima atenção: como podemos chamar esses de "tribo"??? Que lição, hein???
Abraços fraternos de paz e ótima semana.
Caro Alberto,
O seu comentário [se é que pode se chamar de comentário] é, desculpe-me, gratuito. O que o conteúdo da postagem tem a ver com as notícias sobre o Palocci? Se ele é corrupto ou não, a justiça é quem tem de dizer... Não se esqueça de que a presunção de inocência é instrumento jurídico nas sociedades democráticas.
Abs!
Olá, Orvalho do céu! Boa noite!
Pois é. O problema é que na raiz do uso da palavra "tribo" há muito de preconceito.
Esta tribo dá, realmente, uma grande lição às sociedades que tentam subjugar outras, aos indivíduos que veem em seu egoísmo um "bem" maior.
Grande abraço! PAX ET BENE!
Postar um comentário