quinta-feira, 2 de junho de 2011

Antônio Torres, nós já o elegemos há muito tempo. O Merval Pereira... Nunca!

Lembro-me do primeiro ano como professor. Depois de ter feito faxina, capinado mato, ter sido ajudante de pedreiro [era preciso ter dinheiro para comprar as tais cuecas de copinho...], porteiro do Convento dos capuchinhos [Nossa Senhora da Penha - Recife] e ter minha paciência torrada no Bradesco - por longos seis anos! -, eis que iniciava, em 1994, a carreira no magistério.

Lembro-me da queda de braço travada, na Escola Cenecista Santa Luzia, com a professora de português mais antiga. Eu, como recém-chegado, não poderia escolher os paradidáticos para as minhas turmas da oitava série [denominação daquela época]. Questionei. De minhas turmas cuidava eu. Depois de muita discussão, fui autorizado pela direção pedagógica a fazer minhas escolhas e, entre elas, estava ESSA TERRA [título publicado pela Ática], de Antônio Torres. Tive a sensação [depois de leituras e releituras] de que ali estava uma obra que deveria ser trabalhada e discutida em sala de aula.

Hoje, vejo que fiz uma excelente escolha.

Hoje, olho para o exemplar de ESSA TERRA [ver imagens abaixo] e sinto o prazer de ter feito a opção correta.

Obrigado, Antônio Torres

Esqueça a ABL, pois você já foi eleito por nós há muito tempo. E Isso é o que importa para um grande escritor: ser reconhecido por seus leitores... Já o elegemos... Quanto ao Merval Pereira... Deixa para lá!





Publicações de Antônio Torres:


  • Um Cão Uivando para a Lua (romance). Rio de Janeiro, Edições Gernasa, 1972; 3a ed., São Paulo, Ática, 1979.
  • Os Homens dos Pés Redondos (romance). Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1973; 3a ed., Rio de Janeiro, Record, 1999.
  • Essa Terra (romance) São Paulo, Ática, 1976; 15a ed., Rio de Janeiro, Record, 2001.
  • Carta ao Bispo (romance). São Paulo, Ática, 1979; 2a ed., São Paulo, Ática, 1983.
  • Adeus, Velho (romance). São Paulo, Ática, 1981; 4a ed., São Paulo, Ática, 1994.
  • Balada da Infância Perdida (romance). Prêmio em 1987, Pen Clube do Brasil, categoria "Romance". Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986; 2a ed., Rio de Janeiro, Record, 1999.
  • Um Táxi para Viena D’Áustria [por ter este livro e Essa Terra traduzidos na França, recebe, do governo francês, o título de "Cavaleiro das Artes e das Letras" em 1999]. São Paulo, Companhia das Letras, 1991; 4a ed., Rio de Janeiro, Altaya/Record - Coleção Mestres da Literatura Protuguesa e Brasileira, 1999; 5a ed., Record, 2001.
  • Centro das Nossas Desatenções (crônica). Rio de Janeiro, RioArte/Relume-Dumará, 1996.
  • O Cachorro e o Lobo em 1999 ganha o Prêmio "Hors-concours de Romance" (para obra publicada) da União Brasileira de Escritores. Rio de Janeiro, Record, 1997; 2a ed., Rio de Janeiro, Record, 1998.
  • O Circo no Brasil (crônica). Rio de Janeiro/São Paulo, Funarte/Atração, 1998.
  • Meninos, Eu Conto (literatura para jovens). Rio de Janeiro, Record, 1999; 3a ed., Record, 2001.
  • Meu Querido Canibal (crônica). Rio de Janeiro, Record, 2000; 2a ed., Record, 2001.
  • O Nobre Sequestrador (romance). Rio de Janeiro, Record, 2003.
  • Pelo Fundo da Agulha (Romance). 2006, Rio de Janeiro, Record.
  • Minu, O Gato Azul (infantil) Rio de Janeiro, 2007.
  • Sobre Pessoas (Crônicas), Editora Leitura, Belo Horizonte, 2007.

Fonte [publicações de Antônio Torres]: Wikipédia.

Imagens: Arquivo pessoal do editor-geral do Terra Brasilis, prof. DiAfonso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...